GÊNERO VERBETE NO PRIMEIRO ANO: POTENCIALIDADES PARA LETRAR E ALFABETIZAR
Viviane Sulpino da Silva
Prefeitura Municipal de Campina Grande
viviane-sulpino@hotmail.com
RESUMO
O presente artigo discute os resultados de uma sequência didática referente ao trabalho com o gênero textual verbete de dicionário ilustrado, na turma de primeiro ano de uma escola pública municipal. Para fundamentar os estudos dos gêneros textuais, as leituras a partir de Marcuschi (2002) e Baktin (2003) subsidiaram o conceito de gênero e linguística do texto; a produção e estruturação da sequência didática pautaram-se em Schneuwly (2004). A experiência didática em questão foi construída á partir da demanda do curso de extensão referente aos estudos dos gêneros textuais na perspectiva bakhtiniana. A partir das definições de alfabetização e letramento, processos imprescindíveis para a aprendizagem da leitura e da escrita, constata-se que a experiência com os verbetes de dicionário ilustrado, apontam a possibilidade para efetivar ações de letramento e alfabetização das crianças do primeiro ano. Constatou-se que a formação continuada é uma oportunidade de refletir a prática a luz da teoria, a partir de experiências consideradas exitosas. Os estudos teóricos potencializam o trabalho coletivo e momentos de aprendizagem significativa, assim como a construção de novos conhecimentos a partir da ressignificação advinda da práxis.
PALAVRAS CHAVE: Gêneros textuais; Sequência didática; Verbetes.