Este estudo, pensado a partir da observação de dificuldades que estudantes de Ensino Médio da rede pública estadual de Pernambuco apresentavam na resolução de questões com função polinomial de 1º grau, compreende a importância das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação (TDICs) em sala de aula. Nesse sentido, objetiva investigar se a utilização do Software de Geometria Dinâmica (GeoGebra), em aulas de matemática, favorece a compreensão sobre função polinomial do 1º grau, sua definição e suas terminologias. Para isso, a abordagem metodológica é qualitativa e voltada para a pesquisa-ação. Na mesma, utilizar-se-ão questionários, entrevistas, observação de aula como técnicas de coleta de dados e análise documental, sendo esta última construída pelos materiais escritos produzidos pelos estudantes na construção de gráficos por eles produzidos. Os sujeitos da pesquisa são professores de uma escola da rede pública de Pernambuco, em Camaragibe (PE), e estudantes do 1º Ano do Ensino Médio desta mesma unidade de ensino. Na fase inicial, buscou-se observar se os professores de matemática envolvidos no estudo faziam uso de recursos tecnológicos e quais os conhecimentos que tinham acerca do GeoGebra.