A presente pesquisa tem como objetivo investigar as possíveis causas de tornar o trabalho docente dentro do componente de ciências nas turmas do 7º ano tão dificultoso, no sentido de transmitir os conteúdos de maneira clara e contextualizada, compreendendo os obstáculos encontrados na execução do seu trabalho, em relação à formação inicial, material pedagógico adequado, apoio da gestão e nível da turma. Quanto à abordagem a pesquisa em tela é qualitativa e de natureza básica. No que tange aos objetivos a pesquisa em foco é explicativa, pois explica a razão, o porquê dos fenômenos. Quanto ao procedimento optou-se por uma pesquisa de campo. O trabalho em foco teve como sujeitos quatro professores da área de Ciências naturais do 7º ano (Ensino fundamental). Como resultados observamos que a maioria dos professores relataram que tiveram uma formação inicial deficitária, essa carência evidentemente reflete na execução de suas práticas. Afirmam que suas turmas apresentam um nível de razoável a muito fraco e atribuem por serem alunos que vieram de uma base ruim e também pelo fato de não terem um acompanhamento familiar. Dos conteúdos de maior dificuldade mencionam os invertebrados, vírus e bactérias. Conclui-se, portanto que é preciso que esse professor possa assumir uma postura proativa e que sua metodologia priorize práticas contextualizadas de modo que possa aproximar o conteúdo abordado com as vivências dos alunos.