O conhecimento elementar sobre educação ambiental por alunos dos níveis de ensino fundamental, médio e superior foi garantido com a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que enfatiza a necessidade e estabelece sua presença obrigatória, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades educacionais da matriz nacional em caráter formal e não formal. Nesse sentido, partimos da problemática de que é possível incentivar formas de aplicabilidade da educação ambiental de forma divertida, em atividades e rotinas diária, utilizando situações vividas por todos seja em casa, no ambiente de trabalho, em comunidade ou na rua, tornando uma prática mais consciente da proposta ambiental. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico de artigos com essa temática, para aprofundamento da ideia, e saber se a prática de um jogo digital educativo seria eficiente para conscientização ambiental de alunos e sociedade, trazendo motivação com mudanças de hábitos e perspectivas melhores definidas sobre o assunto. O objetivo deste trabalho é trazer a discussão de que a conscientização da sociedade pode ser realizada através de jogos educativos em formato digitais, proporcionam mudanças nas atividades diárias de cada um, como forma de uma abordagem pedagógica e educacional, e um componente prático para docentes utilizarem em suas atividades acadêmicas.