O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, que fora norteado pela necessidade de incentivar os educandos da Escola José Jorge de Farias Sales (localizada em Igarassu - PE) à uma vida de autonomia e solidariedade, não apenas no contexto educacional formal, mas em toda a extensão humana de suas vidas. Dessa maneira iniciou-se um processo pedagógico de construção das identidades individuais e coletivas, que buscou dentre outros aspectos uma vivência real e humanizante de práticas sociais. Foi desencadeado um movimento estudantil que fomentou um espírito libertário nos educandos, onde desenvolveram sua reflexão/ação sobre o seu papel na comunidade escolar e na sociedade de maneira geral. Foram realizadas eleições para líderes de turma. Após eleitos os líderes participavam de reuniões periódicas com a gestão da escola, onde o diálogo representava a maior ferramenta de mudanças para o bem coletivo. Eles traziam ideias e solicitações da massa de alunos e representavam-lhes de maneira fidedigna. Os educandos passaram a se sentir responsáveis pelo desenvolvimento da escola e da comunidade. Respeitavam cada um dentro de suas especificidades, compreendiam que o individual faziam parte de um todo. Tais mudanças de atitudes trouxeram benefícios para a escola, para o convívio, sobretudo ,para a comunidade de alunos. No ano posterior, tal ideia foi replicada para as demais escolas do ensino fundamental- anos finais do mesmo município. E se respaldou na temática abordada no ano letivo (Igarassu:Aprendendo a Empreender a Partir da Educação). Buscou-se empreender em uma perspectiva humana e solidária, desencadeando projetos como: Empreendendo Solidariedade, Empreendendo a Excelência dos Valores Humanos.