TRANGÊNEROS NA ESCOLA: UM EXERCÍCIO DE INCLUSÃO
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49128 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4550 "inscrito_id" => 11355 "titulo" => "TRANGÊNEROS NA ESCOLA: UM EXERCÍCIO DE INCLUSÃO" "resumo" => "Uma criança transgênero, muito precocemente, nota que há algo diferente com ela, para Kennedy (2008), 80% das pessoas trans conscientizam-se de sua condição antes de terminar os anos iniciais do Ensino fundamental. Atualmente, temos vários problemas ligados à incompreensão dos alunos trangêneros e sua inserção na escola, sem que seus direitos sejam respeitados. Questões como ser chamado pelo nome com o qual se identifica (nome social) ou qual o banheiro deve ser usado, criam grandes problemas para essas pessoas que não querem nada além de viver suas vidas e serem respeitas com a integridade que todos merecem. Isso posto, este artigo científico tem por objetivo relatar as principais dificuldades dos alunos trangêneros para receber uma educação que os respeite em sua diversidade. Quanto à metodologia, classifica-se essa pesquisa como exploratória, de cunho qualitativo, na qual se usou como técnica de coleta de dados uma pesquisa bibliográfica em artigos e legislações sobre a temática abordada e um levantamento por meio de entrevistas. A necessidade da inclusão escolar é um problema grave e que ao longo dos anos vem sendo alvo de discussões que produziram avanços, mas que nem de longe, suprimiram essa questão. E quando direcionamos para a população trangênero, a ideia de inclusão ainda está longe de ser solucionada inteiramente, dado o desconhecimento sobre essa característica do alunado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "TRANGÊNEROS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, RESPEITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID11355_17092018230442.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA CONCEIÇÃO SILVA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA SILVA" "autor_email" => "adrimm32@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49128 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4550 "inscrito_id" => 11355 "titulo" => "TRANGÊNEROS NA ESCOLA: UM EXERCÍCIO DE INCLUSÃO" "resumo" => "Uma criança transgênero, muito precocemente, nota que há algo diferente com ela, para Kennedy (2008), 80% das pessoas trans conscientizam-se de sua condição antes de terminar os anos iniciais do Ensino fundamental. Atualmente, temos vários problemas ligados à incompreensão dos alunos trangêneros e sua inserção na escola, sem que seus direitos sejam respeitados. Questões como ser chamado pelo nome com o qual se identifica (nome social) ou qual o banheiro deve ser usado, criam grandes problemas para essas pessoas que não querem nada além de viver suas vidas e serem respeitas com a integridade que todos merecem. Isso posto, este artigo científico tem por objetivo relatar as principais dificuldades dos alunos trangêneros para receber uma educação que os respeite em sua diversidade. Quanto à metodologia, classifica-se essa pesquisa como exploratória, de cunho qualitativo, na qual se usou como técnica de coleta de dados uma pesquisa bibliográfica em artigos e legislações sobre a temática abordada e um levantamento por meio de entrevistas. A necessidade da inclusão escolar é um problema grave e que ao longo dos anos vem sendo alvo de discussões que produziram avanços, mas que nem de longe, suprimiram essa questão. E quando direcionamos para a população trangênero, a ideia de inclusão ainda está longe de ser solucionada inteiramente, dado o desconhecimento sobre essa característica do alunado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "TRANGÊNEROS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, RESPEITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID11355_17092018230442.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:34" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA CONCEIÇÃO SILVA" "autor_nome_curto" => "ADRIANA SILVA" "autor_email" => "adrimm32@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }