Nesse trabalho buscamos compreender a importância e as contribuições da utilização do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) na prática dos professores de acordo com as percepções dos mesmos. Delineamos sobre a situação do ensino da Matemática e ainda sobre a importância do LEM de acordo com os estudos de Lorenzato (2006). Fizemos um mapeamento das escolas municipais de Gravatá-PE e selecionamos duas escolas, uma com LEM e outra sem, e escolhemos um professor de cada escola para realizar uma entrevista acerca de sua prática pedagógica. Na análise dos dados observamos que as entrevistas nos revelam que os professores de matemática buscam metodologias que os auxiliem nas aulas mesmo quando não há suporte necessário na escola e que ainda sentem dificuldades na utilização de alguns recursos pela falta de formação ou ausência dos mesmos na escola. Apontamos como resultados que os professores concordam sobre a importância da utilização do LEM e seus recursos, afirmando que os mesmos auxiliam no melhor desempenho dos estudantes, ajuda na concentração e participação nas aulas, além de contribuir para uma aprendizagem mais significativa, mas que as escolas ainda não dão suporte suficiente neste sentido. Concluímos com o desejo que este trabalho desperte interesse para o problema desta pesquisa e motive outros estudos no sentido de novas conquistas relacionados a este tema.