O presente trabalho aborda o processo de formação continuada dos professores formadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Tocantins, no que se refere à sistematização e os possíveis resultados desse trabalho na formação dos professores formadores locais. Pretende-se elucidar em que medida essa formação continuada ofereceu contributos e, ou, enfrentou desafios nas escolas públicas do Tocantins. Busca-se explanar como foram realizados os estudos, as atividades, e as reflexões que ocorreram nas modalidades: presencial, a distância e em serviço, de modo a identificar concepções e práticas de alfabetização dos participantes. Aponta para as concepções dos formadores locais sobre formação, assim como as expectativas, prioridades e avaliação deles acerca do programa PNAIC. Este artigo expôs um breve histórico do PNAIC, apresentando sua fundamentação legal, diretrizes, objetivos e desfecho até o ano de 2018, além de esclarecer a operacionalização desse Programa no âmbito do Estado do Tocantins, destacando seus avanços e desafios numa perspectiva reflexiva. Adota-se uma perspectiva qualitativa, com a exposição de relatos de formadores locais acerca da formação continuada realizada em regime de colaboração entre pela Secretaria de Educação do Tocantins, União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME) e Universidade Federal do Tocantins (UFT). Como política pública educacional, o PNAIC vem promovendo mudanças significativas nas concepções e práticas de alfabetização dos professores da educação infantil e dos anos iniciais a partir da sistematização do trabalho pedagógico, de estudos, reflexões, produções e experiências socializadas nos grupos de formação continuada.