FORMAÇÃO DE FORMADORES PNAIC: PARCERIAS, DESAFIOS E CONQUISTAS NO TOCANTINS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47457 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4622 "inscrito_id" => 10033 "titulo" => "FORMAÇÃO DE FORMADORES PNAIC: PARCERIAS, DESAFIOS E CONQUISTAS NO TOCANTINS" "resumo" => "O presente trabalho aborda o processo de formação continuada dos professores formadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Tocantins, no que se refere à sistematização e os possíveis resultados desse trabalho na formação dos professores formadores locais. Pretende-se elucidar em que medida essa formação continuada ofereceu contributos e, ou, enfrentou desafios nas escolas públicas do Tocantins. Busca-se explanar como foram realizados os estudos, as atividades, e as reflexões que ocorreram nas modalidades: presencial, a distância e em serviço, de modo a identificar concepções e práticas de alfabetização dos participantes. Aponta para as concepções dos formadores locais sobre formação, assim como as expectativas, prioridades e avaliação deles acerca do programa PNAIC. Este artigo expôs um breve histórico do PNAIC, apresentando sua fundamentação legal, diretrizes, objetivos e desfecho até o ano de 2018, além de esclarecer a operacionalização desse Programa no âmbito do Estado do Tocantins, destacando seus avanços e desafios numa perspectiva reflexiva. Adota-se uma perspectiva qualitativa, com a exposição de relatos de formadores locais acerca da formação continuada realizada em regime de colaboração entre pela Secretaria de Educação do Tocantins, União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME) e Universidade Federal do Tocantins (UFT). Como política pública educacional, o PNAIC vem promovendo mudanças significativas nas concepções e práticas de alfabetização dos professores da educação infantil e dos anos iniciais a partir da sistematização do trabalho pedagógico, de estudos, reflexões, produções e experiências socializadas nos grupos de formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "PNAIC, FORMAÇÃO DE FORMADORES, DESAFIOS, CONQUISTAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID10033_17092018232814.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDIZIA CARNEIRO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ALDIZIA" "autor_email" => "aldiziapedagoga@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47457 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4622 "inscrito_id" => 10033 "titulo" => "FORMAÇÃO DE FORMADORES PNAIC: PARCERIAS, DESAFIOS E CONQUISTAS NO TOCANTINS" "resumo" => "O presente trabalho aborda o processo de formação continuada dos professores formadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no Tocantins, no que se refere à sistematização e os possíveis resultados desse trabalho na formação dos professores formadores locais. Pretende-se elucidar em que medida essa formação continuada ofereceu contributos e, ou, enfrentou desafios nas escolas públicas do Tocantins. Busca-se explanar como foram realizados os estudos, as atividades, e as reflexões que ocorreram nas modalidades: presencial, a distância e em serviço, de modo a identificar concepções e práticas de alfabetização dos participantes. Aponta para as concepções dos formadores locais sobre formação, assim como as expectativas, prioridades e avaliação deles acerca do programa PNAIC. Este artigo expôs um breve histórico do PNAIC, apresentando sua fundamentação legal, diretrizes, objetivos e desfecho até o ano de 2018, além de esclarecer a operacionalização desse Programa no âmbito do Estado do Tocantins, destacando seus avanços e desafios numa perspectiva reflexiva. Adota-se uma perspectiva qualitativa, com a exposição de relatos de formadores locais acerca da formação continuada realizada em regime de colaboração entre pela Secretaria de Educação do Tocantins, União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME) e Universidade Federal do Tocantins (UFT). Como política pública educacional, o PNAIC vem promovendo mudanças significativas nas concepções e práticas de alfabetização dos professores da educação infantil e dos anos iniciais a partir da sistematização do trabalho pedagógico, de estudos, reflexões, produções e experiências socializadas nos grupos de formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "PNAIC, FORMAÇÃO DE FORMADORES, DESAFIOS, CONQUISTAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID10033_17092018232814.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALDIZIA CARNEIRO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ALDIZIA" "autor_email" => "aldiziapedagoga@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }