: O sistema renal, é um conteúdo considerado complexo no ensino médio, devido os detalhes que envolve o sistema renina e angiotensina. Os jogos didáticos e as aulas práticas são bons exemplos na construção do conhecimento servindo como complemento para as aulas tradicionais que na maioria das vezes estão defasadas devido à falta de investimento e inovação. Este trabalho teve o objetivo desenvolver e aplicar uma metodologia lúdica complementar para atuar como uma ferramenta facilitadora na aprendizagem sobre o sistema renal. A pesquisa foi realizada em uma turma de 2° ano do ensino de uma Escola de Referência , na cidade de Nazaré da Mata - PE. Na primeira etapa, foi ministrada uma aula tradicional, em seguida foi aplicado um questionário com 10 perguntas, para verificar a absorção de conhecimentos. Na segunda etapa, foi aplicada a metodologia lúdica, “Jogo da Sequência Renal, e por fim, foi aplicado o mesmo questionário com a ordem das questões invertidas, para analisar eficiência da metodologia desenvolvida. Os resultados mostraram que houve uma melhoria significativa de algumas questões como a 3º, 6º, 10º, que envolviam o mecanismo renina angiotensina. Após o jogo lúdico os discentes compreenderam melhor o tema estudado e mostraram um maior interesse pelo conteúdo abordado. Diante disso, foi perceptível que a utilização de metodologias lúdicas, associada às aulas tradicionais são de grande auxílio para uma aprendizagem efetiva.