As pesquisas em Ensino de Ciências têm buscado referenciais teóricos para lidar com a complexidade dos processos de ensino-aprendizagem. É proposta desse trabalho, trazer uma contribuição para essa busca, ao pesquisar os processos de tomada de consciência acerca do conceito de agricultura sintrópica, proposta pelo suíço Ernst Gotsch, baseia-se sobre os fundamentos do desenvolvimento sustentável, onde não se utiliza insumos externos, resultando áreas altamente produtivas e ricas em serviços ecossistêmicos. A fundamentação é a tomada de consciência de Jean Piaget. Essa pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo participante. Os instrumentos de coleta serão: entrevistas semiestruturadas e diário de bordo. Os sujeitos da pesquisa constituem-se de quatorze estudantes do sexto ano, filhos de agricultores familiares, em uma escola municipal localizada no semiárido do sudoeste da Bahia. O processo de análise partirá das respostas das entrevistas e do diário de bordo, em três momentos distintos. Os resultados apresentados aqui se referem ao primeiro momento da pesquisa, onde procuramos levantar os conhecimentos prévios dos sujeitos, classificando seus níveis de representação. Os resultados demonstraram um domínio de representação não estruturado acerca dos conhecimentos dessa área. Trata-se de representações pré-conceituais, com predomínio de pensamento transdutivo. Por outro lado, alguns sujeitos apresentaram-se mais avançados, pois suas vivências práticas no cotidiano permite que a conceituação em curso, melhore a elaboração de suas narrativas, o que imprime ao seu pensamento um caráter intuitivo, se aproximando de uma representação conceitual.