Este artigo visou analisar a atuação do Estado na aplicação das políticas públicas referentes à educação no campo. Para isso foi necessário expor a importância dos movimentos do campo pela educação e verificar a eficiência das diretrizes e propostas do programa PRONACAMPO. Como procedimento metodológico, foi realizada uma revisão bibliográfica de produções científicas referentes à educação do campo, cruzamento de informações entre o programa PRONACAMPO e os dados do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (2010). A pesquisa trouxe informações a respeito da educação rural, escola do campo, bem como a participação dos movimentos sociais para educação do campo, e também um entendimento sobre diretrizes legais voltados a escola no campo. Esse entendimento proporcionou a base para o cruzamento de informações entre o PRONACAMPO e o SENAR que revelou estatísticas insatisfatórias na aplicação do programa PRONACAMPO. Dessa forma, conclui-se que o PRONACAMPO é um programa abrangente que aborda diversas áreas da educação, além de promover projetos importantes às comunidades rurais, muitos deles reivindicados pelos movimentos sociais do campo. Contrapondo, os dados do SENAR mostram que apesar de serem obrigatórias, as reivindicações do programa ainda atingem um percentual baixo de escolas. Isso demonstra que o programa PRONACAMPO em teoria é sim eficiente, mas na prática se mostra insuficiente.