RAMOS, Sumaia Almeida et al.. Estudo da aritmética modular: jogo caça ao tesouro. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/47343>. Acesso em: 02/11/2024 19:52
Um desafio da educação no século XXI é definir uma didática que atenda as expectativas dos estudantes, considerados nativos digitais e apreciadores de ambientes gamificados, para uma educação que estimule a aprendizagem e de forma divertida. Com isso, essa proposta tem como objetivo analisar a viabilidade do jogo Caça ao Tesouro como uma ferramenta de ensino capaz de promover um ambiente de aprendizagem significativa. Para isso, a metodologia se dividiu em quatro momentos: 1) exposição de conteúdo; 2) debate com tema transversal; 3) aplicação do jogo; e. 4) aplicação de questionário. Os dados revelam que 97% do público-alvo considera o jogo divertido e capaz de auxiliar na aprendizagem, promovendo um ambiente de aprendizagem significativa, além de promover a autonomia do estudante. Além disso, a ferramenta mostrou-se possível de ser utilizada por professores de diversas disciplinas, sendo necessárias apenas algumas adaptações simples durante o planejamento, no entanto em alguns casos será importante utilizar o auxilio de um software capaz de cifrar e decifrar mensagens.