Dentro dos conteúdos de ecologia, o assunto teia alimentar é abordado, geralmente, sob a ótica dos organismos terrestres, sendo a teia alimentar aquática pouco abordada. Surge então a necessidade de criar métodos didáticos voltados para a compreensão e para o estudo desse tema que é tão importante, mas que geralmente não é aprofundado nas escolas. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo transformar a abordagem do conteúdo de teia alimentar aquática em uma maneira mais didática, na forma de oficina, para uma melhor apropriação do saber por parte de estudantes de ensino médio. A respectiva oficina, de título “Conhecendo e construindo a base da teia alimentar aquática”, foi desenvolvida em quatro momentos, sendo eles: 1) Apresentação do conteúdo sobre teia alimentar aquática; 2) Aplicação de um teste de conhecimentos; 3) Visualização, sob microscópio óptico, de organismos planctônicos, os quais constituem a base da teia alimentar aquática; 4) Atividade lúdica. A partir da metodologia de abordagem multipedagógica e coletiva utilizada na oficina, foi possível despertar maior interesse dos estudantes para o assunto de teia alimentar aquática. Após o desenvolvimento das atividades propostas, foi nítida a satisfação dos alunos em relação ao conteúdo abordado, em poder conhecer, observar e construir os organismos que constituem a base da teia alimentar aquática. Foi possível perceber que a aprendizagem realmente ocorreu com as metodologias adotadas, que auxiliaram na compreensão do tema e tornaram o aprendizado mais dinâmico.