Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA REFLEXÃO ACERCA DA ANÁLISE HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, HISTÓRIA, REFLEXÃO Comunicação Oral (CO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49243
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2580
    "inscrito_id" => 5541
    "titulo" => "UMA REFLEXÃO ACERCA DA ANÁLISE HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar a trajetória da Educação de Jovens e Adultos – EJA até os dias atuais, trazendo assim uma abordagem dos acontecimentos que marcaram esta educação, principalmente dentro dos parâmetros legais através da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96. Possui o intuito de instigar uma reflexão através das lutas que ocorreram no duro trajeto que até hoje ainda existem na busca de melhores condições de ensino. No entanto, através das discussões, diante da história, das legislações e da prática, tem por finalidade conscientizar os professores e os próprios alunos a valorizarem o ensino da EJA, para que possam se enxergar como sujeitos fundamentais de mudança desta educação. Busca mostrar os olhares desta educação dos envolvidos bem como a visão da sociedade para com esta modalidade de ensino. Para dados mais precisos foi aplicado um questionário a um professor e a uma ex-aluna da EJA, trazendo assim relatos dos mesmos sobre como é dado o processo dos conteúdos que são trabalhados em sala de aula, e as respectivas dificuldades e desafios das vivências nesta modalidade nos dias atuais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, HISTÓRIA, REFLEXÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID5541_10092018142611.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SILENE NOIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA SILENE"
    "autor_email" => "silenenoia72@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49243
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2580
    "inscrito_id" => 5541
    "titulo" => "UMA REFLEXÃO ACERCA DA ANÁLISE HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL"
    "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo analisar a trajetória da Educação de Jovens e Adultos – EJA até os dias atuais, trazendo assim uma abordagem dos acontecimentos que marcaram esta educação, principalmente dentro dos parâmetros legais através da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96. Possui o intuito de instigar uma reflexão através das lutas que ocorreram no duro trajeto que até hoje ainda existem na busca de melhores condições de ensino. No entanto, através das discussões, diante da história, das legislações e da prática, tem por finalidade conscientizar os professores e os próprios alunos a valorizarem o ensino da EJA, para que possam se enxergar como sujeitos fundamentais de mudança desta educação. Busca mostrar os olhares desta educação dos envolvidos bem como a visão da sociedade para com esta modalidade de ensino. Para dados mais precisos foi aplicado um questionário a um professor e a uma ex-aluna da EJA, trazendo assim relatos dos mesmos sobre como é dado o processo dos conteúdos que são trabalhados em sala de aula, e as respectivas dificuldades e desafios das vivências nesta modalidade nos dias atuais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, HISTÓRIA, REFLEXÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID5541_10092018142611.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA SILENE NOIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA SILENE"
    "autor_email" => "silenenoia72@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a trajetória da Educação de Jovens e Adultos – EJA até os dias atuais, trazendo assim uma abordagem dos acontecimentos que marcaram esta educação, principalmente dentro dos parâmetros legais através da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96. Possui o intuito de instigar uma reflexão através das lutas que ocorreram no duro trajeto que até hoje ainda existem na busca de melhores condições de ensino. No entanto, através das discussões, diante da história, das legislações e da prática, tem por finalidade conscientizar os professores e os próprios alunos a valorizarem o ensino da EJA, para que possam se enxergar como sujeitos fundamentais de mudança desta educação. Busca mostrar os olhares desta educação dos envolvidos bem como a visão da sociedade para com esta modalidade de ensino. Para dados mais precisos foi aplicado um questionário a um professor e a uma ex-aluna da EJA, trazendo assim relatos dos mesmos sobre como é dado o processo dos conteúdos que são trabalhados em sala de aula, e as respectivas dificuldades e desafios das vivências nesta modalidade nos dias atuais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.