O presente artigo tem como objetivo analisar a trajetória da Educação de Jovens e Adultos – EJA até os dias atuais, trazendo assim uma abordagem dos acontecimentos que marcaram esta educação, principalmente dentro dos parâmetros legais através da Lei de Diretrizes e Bases 9394/96. Possui o intuito de instigar uma reflexão através das lutas que ocorreram no duro trajeto que até hoje ainda existem na busca de melhores condições de ensino. No entanto, através das discussões, diante da história, das legislações e da prática, tem por finalidade conscientizar os professores e os próprios alunos a valorizarem o ensino da EJA, para que possam se enxergar como sujeitos fundamentais de mudança desta educação. Busca mostrar os olhares desta educação dos envolvidos bem como a visão da sociedade para com esta modalidade de ensino. Para dados mais precisos foi aplicado um questionário a um professor e a uma ex-aluna da EJA, trazendo assim relatos dos mesmos sobre como é dado o processo dos conteúdos que são trabalhados em sala de aula, e as respectivas dificuldades e desafios das vivências nesta modalidade nos dias atuais.