Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DA COMPREENSÃO DE TEXTOS: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: COMPREENSÃO DE TEXTOS, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47239
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1198
    "inscrito_id" => 1330
    "titulo" => "ENSINO DA COMPREENSÃO DE TEXTOS: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O objetivo do artigo é refletir sobre os dados obtidos a partir de uma pesquisa empírica, realizada numa escola municipal de Olinda – PE. O estudo procurou verificar os saberes docentes e as práticas de ensino de compreensão de textos de uma professora do 5º ano do ensino fundamental. Como procedimentos metodológicos, optamos pelas entrevistas semiestruturadas, observações das aulas, além do diário de campo, analisadas a partir da Análise de conteúde de Bardin (2002). Para fundamentar a discussão sobre a compreensão de textos, recorremos aos argumentos teóricos de Solé (2003), Brandão (2006), Kleiman (2011), Sanches (2012) e Brandão et al (2013). A análise evidencia o papel fundamental do professor para o desenvolvimento de habilidades de compreensão de textos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "COMPREENSÃO DE TEXTOS, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID1330_02092018202506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CYNTHIA DANIELLI DE ARAÚJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CYNTHIA ARAÚJO"
    "autor_email" => "cynthiarecife@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47239
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1198
    "inscrito_id" => 1330
    "titulo" => "ENSINO DA COMPREENSÃO DE TEXTOS: UM OLHAR SOBRE A PRÁTICA DE UMA PROFESSORA DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O objetivo do artigo é refletir sobre os dados obtidos a partir de uma pesquisa empírica, realizada numa escola municipal de Olinda – PE. O estudo procurou verificar os saberes docentes e as práticas de ensino de compreensão de textos de uma professora do 5º ano do ensino fundamental. Como procedimentos metodológicos, optamos pelas entrevistas semiestruturadas, observações das aulas, além do diário de campo, analisadas a partir da Análise de conteúde de Bardin (2002). Para fundamentar a discussão sobre a compreensão de textos, recorremos aos argumentos teóricos de Solé (2003), Brandão (2006), Kleiman (2011), Sanches (2012) e Brandão et al (2013). A análise evidencia o papel fundamental do professor para o desenvolvimento de habilidades de compreensão de textos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "COMPREENSÃO DE TEXTOS, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID1330_02092018202506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CYNTHIA DANIELLI DE ARAÚJO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CYNTHIA ARAÚJO"
    "autor_email" => "cynthiarecife@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O objetivo do artigo é refletir sobre os dados obtidos a partir de uma pesquisa empírica, realizada numa escola municipal de Olinda – PE. O estudo procurou verificar os saberes docentes e as práticas de ensino de compreensão de textos de uma professora do 5º ano do ensino fundamental. Como procedimentos metodológicos, optamos pelas entrevistas semiestruturadas, observações das aulas, além do diário de campo, analisadas a partir da Análise de conteúde de Bardin (2002). Para fundamentar a discussão sobre a compreensão de textos, recorremos aos argumentos teóricos de Solé (2003), Brandão (2006), Kleiman (2011), Sanches (2012) e Brandão et al (2013). A análise evidencia o papel fundamental do professor para o desenvolvimento de habilidades de compreensão de textos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.