Atualmente a discussão do desafio tecnológico na produção de etanol combustível no Brasil, vem tomado imensa notoriedade por parte das autoridades brasileira em energia, por conta da escassez de combustíveis, principalmente a gasolina que é extraída de uma fonte não renovável que é o petróleo, juntamente com a necessidade de esclarecer a sociedade, que fontes de energias renováveis, como o etanol, geram menos impactos ambientais. Sendo assim, nesta pesquisa tivemos como objetivo investigar as atividades experimentais numa intervenção didática no processo de construção dos conceitos científicos quem envolve as etapas de produção de Etanol. A metodologia adotada foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa, exploratória de forma descritiva a partir de três momentos pedagógicos na compreensão e produção de etanol por meio de uma sequência didática. Os resultados da proposta didática nos revelaram que os estudantes possuíam conceitos intuitivos, mas que foram superados durante o desenvolvendo dos procedimentos, despertando o espírito crítico, criativo e investigativo. Sendo assim, conclui-se que a partir das aplicações de atividades investigativas, fica evidente que os estudantes contribuíram com o levantamento de hipóteses, como também, refletiram e estabeleceram relações das situações vivenciadas com o tema estudado, contribuindo de forma significativa para a evolução dos seus conceitos.