Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DE MATEMÁTICA AOS ALUNOS DAS COMUNIDADES CAMPONESAS

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, ETNOMATEMÁTICA, JOGOS, MODELAGEM MATEMÁTICA, MODELAGEM MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho vem apresentar os resultados parciais do projeto de extensão cujo objetivo era proporcionar uma formação que abrangesse a educação e a emancipação dos sujeitos do campo a partir de aulas de matemática ministradas pelos alunos da Licenciatura em Educação do Campo do IFRN campus Canguaretama junto à comunidade indígena do Catu e ao acampamento José Martír/MST. Destas comunidades, foram selecionadas crianças que atualmente estão tendo acesso às aulas de conteúdos fundamentais de matemática, incluindo aqueles que elas já estão tendo contato nas suas respectivas escolas. Além das aulas, as crianças participam de eventos culturais promovidas pelo campus, bem como atividades esportivas orientadas pelos professores de Educação Física. As aulas acontecerão uma vez por semana com uma duração de 3 horas até o mês de novembro. No que concerne à metodologia de ensino serão utilizados jogos, etnomatemática e modelagem. Para isso, no primeiro mês, os alunos da Licenciatura organizaram e apresentaram aulas para os professores envolvidos, e ao final do projeto, no mês de dezembro, deverão apresentar um relatório sobre a experiência. Por fim, espera-se uma motivação maior em relação ao conhecimento matemático e consequentemente uma melhoria no desempenho escolar relativo às notas.

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