A realidade do ensino de química ainda conta com um cenário no qual os alunos apresentam dificuldades de aprendizagem, e desmotivados e desinteressados nas aulas com os conteúdos que são trabalhados. A disciplina apresenta índice de conteúdos que são difíceis de serem compreendidos pelos discentes e de serem trabalhados pelos professores no âmbito escolar. Diante dessa situação, para que a aprendizagem venha ocorrer de forma significativa, torna-se importante o uso de aulas experimentais como desencadeadora do interesse dos alunos e como subsídios para que a aprendizagem ocorra. O presente trabalho buscou analisar de que forma as aulas experimentais corrobora para aprendizagem e qual a importância das mesmas no processo de ensino-aprendizagem. Para a realização destapesquisafoi aplicada uma aula experimental sobre Matéria com os discentes, com a demonstração de três experimentos sobre trêstópicos dentro do conteúdo, em que os experimentos foram confeccionados com material de baixo custo, e aplicação de um questionário diagnóstico para analisar a percepção dos alunos com relação ao uso dessas aulas. A partir da análise do questionário aplicado, constatou-se que os alunos se sentem motivados e interessados com o emprego desse tipo de aula em sala, além de afirmar que são importantes e que contribuem para esclarecer os conteúdos, propiciandouma aprendizagem significativa.