Este artigo traz uma parte dos resultados da pesquisa de mestrado, intitulada as contribuições da literatura infantil como agente transformador para o desenvolvimento habilidades, socialização e interação na educação infantil, apresentada em 2016, na Unidade do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissionalizante em Ciências da Educação (UNIPÓS) do Instituto Superior de Educação Professora Lúcia Dantas (ISEL). Objetiva mostrar as contribuições da Literatura Infantil como uma fonte enriquecedora de conhecimento e informação para que a criança possa enveredar no mundo da leitura, favorecendo seu desenvolvimento cognitivo, intelectual, emocional e social. É uma pesquisa de abordagem qualitativa. Utilizamos a pesquisa de observação como fonte de investigação, a partir das práticas de professoras na sala de aula. Apontamos que a promoção do desenvolvimento de habilidades, interação e socialização dos instrumentos da literatura infantil onde a inserção dos gêneros textuais como uma ferramenta da leitura, imprescindível no processo de aprendizagem e apropriação da linguagem e da escrita, que consolida a literatura infantil um agente transformador que prioriza por meio da leitura a formação do futuro leitor apto à exercer sua cidadania capaz de transformá-la.