ENSINO COM PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS): DIÁLOGOS E REFLEXÕES
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47238 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4404 "inscrito_id" => 4131 "titulo" => "ENSINO COM PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS): DIÁLOGOS E REFLEXÕES" "resumo" => "O texto é produto das reflexões no âmbito do Mestrado em Educação – PPGE/UFAM, em andamento, tendo como temática: Ensino com Pesquisa na Formação inicial de Professores(as) do Curso de Licenciatura em Pedagogia no ICSEZ/Parintins. A reflexão ocorreu em função da ampliação das Instituições de Ensino Superior no município de Parintins, entretanto, observa-se ainda nos dias atuais a prática pedagógica de muitos professores da Educação Básica limitada apenas em uma perspectiva tradicional e tecnicista. A pesquisa teve como objetivo avaliar as contribuições do Ensino e Pesquisa na Formação e Práxis de Professores do curso de Licenciatura em Pedagogia do ICSEZ/Parintins. O percurso metodológico é pautado na perspectiva histórico-crítica, a partir do desenvolvimento da pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo a ser realizada com uma abordagem qualitativa, explicitada porque esta nos possibilita desvelar o fenômeno na sua totalidade, que nos permitirá investigar se Ensino com Pesquisa é realidade no curso de Licenciatura em Pedagogia, com vista a conhecer suas contribuições na formação inicial do professor. Os resultados preliminares sinalizam que o processo formativo no campo teórico, predomina-se uma forte tendência do Ensino com Pesquisa na Formação dos Professores por contribuir para a formação de um professor-pesquisador engajado na construção da cidadania, capaz de desenvolver pesquisas e produzir conhecimentos, além de desenvolver a autonomia nos futuros professores, tendo em vista, superar uma racionalidade técnica, para que os professores sejam capazes de inovar nas práticas de produção do conhecimento, muitas vezes instrumentalizadas e hierarquizadas que excluem e desvalorizam os sujeitos e saberes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO COM PESQUISA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID4131_17092018220650.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADKETLEN QUEIROZ PINTO" "autor_nome_curto" => "ADKETLEN QUEIROZ PINTO" "autor_email" => "adketlen_queiroz@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47238 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4404 "inscrito_id" => 4131 "titulo" => "ENSINO COM PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES(AS): DIÁLOGOS E REFLEXÕES" "resumo" => "O texto é produto das reflexões no âmbito do Mestrado em Educação – PPGE/UFAM, em andamento, tendo como temática: Ensino com Pesquisa na Formação inicial de Professores(as) do Curso de Licenciatura em Pedagogia no ICSEZ/Parintins. A reflexão ocorreu em função da ampliação das Instituições de Ensino Superior no município de Parintins, entretanto, observa-se ainda nos dias atuais a prática pedagógica de muitos professores da Educação Básica limitada apenas em uma perspectiva tradicional e tecnicista. A pesquisa teve como objetivo avaliar as contribuições do Ensino e Pesquisa na Formação e Práxis de Professores do curso de Licenciatura em Pedagogia do ICSEZ/Parintins. O percurso metodológico é pautado na perspectiva histórico-crítica, a partir do desenvolvimento da pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo a ser realizada com uma abordagem qualitativa, explicitada porque esta nos possibilita desvelar o fenômeno na sua totalidade, que nos permitirá investigar se Ensino com Pesquisa é realidade no curso de Licenciatura em Pedagogia, com vista a conhecer suas contribuições na formação inicial do professor. Os resultados preliminares sinalizam que o processo formativo no campo teórico, predomina-se uma forte tendência do Ensino com Pesquisa na Formação dos Professores por contribuir para a formação de um professor-pesquisador engajado na construção da cidadania, capaz de desenvolver pesquisas e produzir conhecimentos, além de desenvolver a autonomia nos futuros professores, tendo em vista, superar uma racionalidade técnica, para que os professores sejam capazes de inovar nas práticas de produção do conhecimento, muitas vezes instrumentalizadas e hierarquizadas que excluem e desvalorizam os sujeitos e saberes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "PEDAGOGIA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO COM PESQUISA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID4131_17092018220650.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADKETLEN QUEIROZ PINTO" "autor_nome_curto" => "ADKETLEN QUEIROZ PINTO" "autor_email" => "adketlen_queiroz@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }