O texto é produto das reflexões no âmbito do Mestrado em Educação – PPGE/UFAM, em andamento, tendo como temática: Ensino com Pesquisa na Formação inicial de Professores(as) do Curso de Licenciatura em Pedagogia no ICSEZ/Parintins. A reflexão ocorreu em função da ampliação das Instituições de Ensino Superior no município de Parintins, entretanto, observa-se ainda nos dias atuais a prática pedagógica de muitos professores da Educação Básica limitada apenas em uma perspectiva tradicional e tecnicista. A pesquisa teve como objetivo avaliar as contribuições do Ensino e Pesquisa na Formação e Práxis de Professores do curso de Licenciatura em Pedagogia do ICSEZ/Parintins. O percurso metodológico é pautado na perspectiva histórico-crítica, a partir do desenvolvimento da pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo a ser realizada com uma abordagem qualitativa, explicitada porque esta nos possibilita desvelar o fenômeno na sua totalidade, que nos permitirá investigar se Ensino com Pesquisa é realidade no curso de Licenciatura em Pedagogia, com vista a conhecer suas contribuições na formação inicial do professor. Os resultados preliminares sinalizam que o processo formativo no campo teórico, predomina-se uma forte tendência do Ensino com Pesquisa na Formação dos Professores por contribuir para a formação de um professor-pesquisador engajado na construção da cidadania, capaz de desenvolver pesquisas e produzir conhecimentos, além de desenvolver a autonomia nos futuros professores, tendo em vista, superar uma racionalidade técnica, para que os professores sejam capazes de inovar nas práticas de produção do conhecimento, muitas vezes instrumentalizadas e hierarquizadas que excluem e desvalorizam os sujeitos e saberes.