OLIVEIRA, Wellington De Almeida et al.. Diversificando a prática em myriápoda. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/46999>. Acesso em: 04/11/2024 15:35
Introdução:O ensino de zoologia é marcado por inúmeras fragilidades, uma delas está relacionada à escassez do uso de metodologias alternativas pelos professores para tornar o ensino mais dinâmico, como consequência as metodologias empregadas são pautadas em memorizações e por vezes são descontextualizadas do cotidiano do discente. Objetivo: Diante disto, este trabalho tem por objetivo relatar a eficiência de uma sequência de atividades práticas para melhorar o ensino de Myriápoda. Metodologia: O trabalho foi desenvolvido com uma turma da disciplina de Zoologia III. A prática se deu em três momentos, no primeiro momento a turma teve uma aula teórica sobre o conteúdo. No segundo momento, os alunos foram levados ao laboratório de microscopia II onde tiveram que realizar um desenho esquemático da região dorsal e ventral de miriápodes fixados que foram expostos em uma bancada e observar miriápodes presentes em um terrário localizado no laboratório, no último momento, a turma foi dividida em dois grupos para participar de um jogo com código Qr, após a divisão, seguiram para a análise dos códigos Qr que foram previamente distribuídos no local. Resultados: Os resultados mostram que a sequência foi eficiente uma vez que houve participação de boa parte da turma nas práticas e houve grande número de acerto nas questões dos códigos. Conclusão: Dessa forma, o uso de práticas alternativas pode facilitar o ensino por estimular os alunos a pensarem e refletirem sobre a aula e os conteúdos.