RAMOS, Janielly Soares. O ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Anais III ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4721>. Acesso em: 19/11/2024 17:20
Ao observarem-se as aulas de português no ensino fundamental de 8° e 9° anos, constatou-se que a aula de Língua Português é dividida em gramática, Literatura e Produção Textual. Divisão essa que não deveria ocorrer e, além disso, há um direcionamento muito maior para a Gramática Normativa enquanto a Literatura e a Produção Textual são desprivilegiadas. Também ressaltamos que a aula é transmitida de forma monótona e cansativa usando apenas o quadro e o lápis. Com a ajuda de Guarnieri, Franchi, Marcelino e Ramos & oliveira defenderemos o uso de dinâmicas em sala de aula para tornar a aula mais interativa assim como a interação e diálogo da gramática com a literatura e a produção textual em sala de aula, pois só através desse diálogo é que se chegará a ter um bom ensino da língua portuguesa.