ANDRADE, Raquel De Sousa. Arte na sala de aula: conhecendo romero brito. Anais III ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4821>. Acesso em: 20/12/2024 12:21
Neste artigo objetiva-se apresentar um trabalho de intervenção realizado por estudantes de Pedagogia numa turma de 4º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, em Campina Grande – PB. Trata-se do Projeto “Arte na sala de aula: conhecendo Romero Brito”, por meio do qual buscou-se: a) apresentar um renomado artista do nordeste brasileiro; b) despertar a sensibilidade e criatividade, bem como o senso critico das crianças. Para tanto, foram propostas atividades de produções textuais e artísticas, de forma prazerosa, estimulante e dinâmica. A base teórica contou com Guimarães (2012), Rossi (2009), Cox (2007), Smole (2000) e Brasil (1997). Este trabalho levou estudantes e supervisora a refletirem sobre a experiência em sala de aula quanto à utilização de projetos didáticos com a adoção do lúdico e como este influenciou positivamente no processo de aquisição de conhecimentos no campo da arte e do letramento de crianças, em especial das que apresentam problemas no domínio de leitura e escrita.