SILVA, Luzia Marinalva Da et al.. O jogo e a aprendizagem significativa. Anais III ENID / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4774>. Acesso em: 20/12/2024 17:53
O Ensino de Ciências Naturais contemplado no currículo escolar, ao longo dos anos, tem incentivado práticas memorísticas. Numa tentativa de romper com essas práticas nossa proposta aborda o conteúdo curricular da disciplina ciências de maneira lúdica. Nesse sentido, objetivamos refletir se o uso do jogo educativo pode ser utilizado como instrumento facilitador de aprendizagem significativa dos alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, tomaremos como aporte teórico Piaget (1971, 1975) e Vigostsky (2003), buscando apoio no que eles afirmam sobre o jogo, numa tentativa de aprofundar o sentido e o significado desse; além de Ausubel (2003), que afirma que as intenções, nesse caso o jogo pedagógico, facilitam a aprendizagem significativa. Queremos registrar que o jogo, aqui, é utilizado como sinônimo de ludicidade permitindo, assim, que o estudante desenvolva suas capacidades intelectuais, afetivas, motoras e sociais. No que tange a metodologia, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica. E como resultado, esperamos contribuir para a reflexão acerca da necessidade de inserir o lúdico, em que o jogo apresenta-se como ferramenta facilitadora, nas aulas de Ciências Naturais a fim que este viabilize a aprendizagem dos conteúdos escolares de maneira significativa.