O estágio é um período de fundamental importância no processo de formação profissional. Constitui-se em um momento onde o acadêmico pode vivenciar experiências no futuro campo de atuação. Tendo como função fazer a integração das disciplinas do currículo acadêmico. O presente trabalho, aqui proposto, é um relato de experiência vivenciado na modalidade Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizado na turma do 2° Ano da Escola Municipal Monsenhor Sales do Município de Campina Grande – PB. Este trabalho tem como objetivo apresentar as contribuições que a prática docente no estágio possibilita a formação acadêmica do estudante de pedagogia. Para tanto, trouxemos como subsídios teóricos: Pimenta (2008); Cagliari (2001); Pimenta e Lima (2008); Lisita e Souza (2003); Smolka (2008) e Freire (1996). Esta experiência permite aos estudantes de Pedagogia, sobretudo, considerar o campo de estágio como um laboratório de pesquisa e fazer a reflexão acerca da atuação pedagógica considerando o estágio como um espaço onde ele poderá desenvolver sua prática dentro da perspectiva de professor pesquisador contribuindo para construção de novos conhecimentos. Desconstruindo a idéia de que o estágio é uma atividade meramente burocrática, mas sim um ambiente que permite ao acadêmico progredir em seus conhecimentos a partir da prática realizada no estágio fazendo a relação teoria com a prática.