A Internet hoje se apresenta como ferramenta de conectividade, colaboração e utilidade, com cada vez mais aplicativos que atendem às demandas da sociedade em rede. As redes sociais, que são uma modalidade desses aplicativos, colocam à disposição do usuário um espaço virtual para interação, comunicação e compartilhamento com outras pessoas de interesses semelhantes. Neste trabalho, investigamos o uso da rede social Facebook para fins pedagógicos de forma não mediada por um docente, com vistas a desenvolver a autonomia do estudante, realizando um estudo de caso na área de Tradução. Para tanto, estudamos as interações de usuários em 3 importantes grupos de estudantes e profissionais no Facebook com o propósito de observar a recepção dos membros dos grupos a dúvidas pedagógicas, classificando como “pertinentes” ou “impertinentes” as respostas obtidas a 30 questionamentos feitos por participantes em cada um desses grupos, totalizando 90 perguntas analisadas. Observamos uma média elevadíssima de dúvidas solucionadas, de 90%, o que indica a relevância de se adotar a pesquisa em grupos de Facebook como recurso pedagógico para estudantes de Tradução. Sugere-se, com a devida precaução, que os resultados possam ser extrapolados a estudantes de outros cursos do ensino superior.