Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE UM VÍDEO SOBRE MICROBIOLOGIA A PARTIR DA TEORIA COGNITIVISTA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA

Palavra-chaves: VÍDEOS, MICROBIOLOGIA, TEORIA COGNITIVISTA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46310
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1825
    "inscrito_id" => 3233
    "titulo" => "ANÁLISE DE UM VÍDEO SOBRE MICROBIOLOGIA A PARTIR DA TEORIA COGNITIVISTA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA"
    "resumo" => "A Microbiologia é uma área da Biologia, responsável pelo estudo dos seres microscópicos. Alguns desses seres apresentam funções fundamentais para a manutenção do meio em que vivemos e para a vida de outros seres vivos. Todavia, a abordagem dos conteúdos da Microbiologia enfrenta alguns obstáculos por estarem relacionados a seres não perceptíveis a olho nu, logo, abstratos. Nessa perspectiva, o uso de recursos didáticos, como multimídias, para a abordagem desses conteúdos, é recorrente, para facilitar a compreensão de conceitos. Entretanto, é importante que ao utilizar vídeos na sala de aula, o professor atente para a escolha, pois alguns vídeos podem conter elementos estranhos, conteúdos confusos ou equivocados, comprometendo a aprendizagem do estudante. Sendo assim, uma proposta por Richard Mayer em 2001, a Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM), visa a análise de elementos multimídia em vídeos propondo princípios que os caracterizam como insatisfatório ou satisfatório para a aprendizagem. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo analisar um vídeo de Microbiologia sobre Vírus e Bactérias por meio dos pressupostos da TCAM. A seleção do vídeo no canal “Youtube” com duração de 3’38’’, foi pautada em critérios: ser relacionado ao conceito Vírus e Bactérias; ser em língua portuguesa; ter um elevado número de acessos; e analisado conforme princípios previamente estabelecidos. O vídeo apresentou alguns desvios multimídias, referentes aos princípios da Redundância, Contiguidade Temporal, Voz e Imagem. Desse modo, a elaboração de vídeos deve seguir critérios metodológicos que acentue concepções cientificas, impedindo que elementos desnecessários ou equivocados venham a comprometer a aprendizagem do sujeito."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "VÍDEOS, MICROBIOLOGIA, TEORIA COGNITIVISTA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3233_08092018211403.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GISLAINE PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "gis.pereira0816@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46310
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1825
    "inscrito_id" => 3233
    "titulo" => "ANÁLISE DE UM VÍDEO SOBRE MICROBIOLOGIA A PARTIR DA TEORIA COGNITIVISTA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA"
    "resumo" => "A Microbiologia é uma área da Biologia, responsável pelo estudo dos seres microscópicos. Alguns desses seres apresentam funções fundamentais para a manutenção do meio em que vivemos e para a vida de outros seres vivos. Todavia, a abordagem dos conteúdos da Microbiologia enfrenta alguns obstáculos por estarem relacionados a seres não perceptíveis a olho nu, logo, abstratos. Nessa perspectiva, o uso de recursos didáticos, como multimídias, para a abordagem desses conteúdos, é recorrente, para facilitar a compreensão de conceitos. Entretanto, é importante que ao utilizar vídeos na sala de aula, o professor atente para a escolha, pois alguns vídeos podem conter elementos estranhos, conteúdos confusos ou equivocados, comprometendo a aprendizagem do estudante. Sendo assim, uma proposta por Richard Mayer em 2001, a Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM), visa a análise de elementos multimídia em vídeos propondo princípios que os caracterizam como insatisfatório ou satisfatório para a aprendizagem. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo analisar um vídeo de Microbiologia sobre Vírus e Bactérias por meio dos pressupostos da TCAM. A seleção do vídeo no canal “Youtube” com duração de 3’38’’, foi pautada em critérios: ser relacionado ao conceito Vírus e Bactérias; ser em língua portuguesa; ter um elevado número de acessos; e analisado conforme princípios previamente estabelecidos. O vídeo apresentou alguns desvios multimídias, referentes aos princípios da Redundância, Contiguidade Temporal, Voz e Imagem. Desse modo, a elaboração de vídeos deve seguir critérios metodológicos que acentue concepções cientificas, impedindo que elementos desnecessários ou equivocados venham a comprometer a aprendizagem do sujeito."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "VÍDEOS, MICROBIOLOGIA, TEORIA COGNITIVISTA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID3233_08092018211403.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GISLAINE PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "gis.pereira0816@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A Microbiologia é uma área da Biologia, responsável pelo estudo dos seres microscópicos. Alguns desses seres apresentam funções fundamentais para a manutenção do meio em que vivemos e para a vida de outros seres vivos. Todavia, a abordagem dos conteúdos da Microbiologia enfrenta alguns obstáculos por estarem relacionados a seres não perceptíveis a olho nu, logo, abstratos. Nessa perspectiva, o uso de recursos didáticos, como multimídias, para a abordagem desses conteúdos, é recorrente, para facilitar a compreensão de conceitos. Entretanto, é importante que ao utilizar vídeos na sala de aula, o professor atente para a escolha, pois alguns vídeos podem conter elementos estranhos, conteúdos confusos ou equivocados, comprometendo a aprendizagem do estudante. Sendo assim, uma proposta por Richard Mayer em 2001, a Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM), visa a análise de elementos multimídia em vídeos propondo princípios que os caracterizam como insatisfatório ou satisfatório para a aprendizagem. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo analisar um vídeo de Microbiologia sobre Vírus e Bactérias por meio dos pressupostos da TCAM. A seleção do vídeo no canal “Youtube” com duração de 3’38’’, foi pautada em critérios: ser relacionado ao conceito Vírus e Bactérias; ser em língua portuguesa; ter um elevado número de acessos; e analisado conforme princípios previamente estabelecidos. O vídeo apresentou alguns desvios multimídias, referentes aos princípios da Redundância, Contiguidade Temporal, Voz e Imagem. Desse modo, a elaboração de vídeos deve seguir critérios metodológicos que acentue concepções cientificas, impedindo que elementos desnecessários ou equivocados venham a comprometer a aprendizagem do sujeito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.