A Microbiologia é uma área da Biologia, responsável pelo estudo dos seres microscópicos. Alguns desses seres apresentam funções fundamentais para a manutenção do meio em que vivemos e para a vida de outros seres vivos. Todavia, a abordagem dos conteúdos da Microbiologia enfrenta alguns obstáculos por estarem relacionados a seres não perceptíveis a olho nu, logo, abstratos. Nessa perspectiva, o uso de recursos didáticos, como multimídias, para a abordagem desses conteúdos, é recorrente, para facilitar a compreensão de conceitos. Entretanto, é importante que ao utilizar vídeos na sala de aula, o professor atente para a escolha, pois alguns vídeos podem conter elementos estranhos, conteúdos confusos ou equivocados, comprometendo a aprendizagem do estudante. Sendo assim, uma proposta por Richard Mayer em 2001, a Teoria Cognitivista da Aprendizagem Multimídia (TCAM), visa a análise de elementos multimídia em vídeos propondo princípios que os caracterizam como insatisfatório ou satisfatório para a aprendizagem. Portanto, esta pesquisa teve como objetivo analisar um vídeo de Microbiologia sobre Vírus e Bactérias por meio dos pressupostos da TCAM. A seleção do vídeo no canal “Youtube” com duração de 3’38’’, foi pautada em critérios: ser relacionado ao conceito Vírus e Bactérias; ser em língua portuguesa; ter um elevado número de acessos; e analisado conforme princípios previamente estabelecidos. O vídeo apresentou alguns desvios multimídias, referentes aos princípios da Redundância, Contiguidade Temporal, Voz e Imagem. Desse modo, a elaboração de vídeos deve seguir critérios metodológicos que acentue concepções cientificas, impedindo que elementos desnecessários ou equivocados venham a comprometer a aprendizagem do sujeito.