: Pensar na inclusão educacional de alunos com transtorno do espectro autista -TEA se constitui um desafio, uma vez que o aluno com TEA apresenta muitas especificidades. O presente trabalho tem por objetivo compreender a importância do ato de brincar para o processo de aprendizagem das crianças com autismo. A investigação de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico que buscou conhecer o histórico da Educação Inclusiva no Brasil, conceito e características do TEA, assim como suas possíveis causas e métodos de intervenção a serem utilizados em salas de aula. As entrevistadas encontradas em trabalhos acadêmicos e pesquisas expressaram algumas dificuldades no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, no entanto, as mesmas enfatizam que as brincadeiras e o lúdico contribuem de forma significativa na aprendizagem das crianças, pois procuram superá-las, buscando despertar o interesse e aproveitar potencial de cada aluno por meio das brincadeiras em sala de aula. É importante ressaltar que a inclusão dos alunos com TEA exige conhecimentos e metodologias específicas que podem favorecer o trabalho. Sendo assim, é necessário um maior investimento por parte da instituição, principalmente, em formação para os docentes para que a inclusão possa se efetivar plenamente.