O CAVinho é um projeto de extensão vinculado a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que atua desde 2012, no Campus do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), Vitória de Santo Antão, Pernambuco. O projeto promove ações de cunho multidisciplinar, abrangendo várias temáticas que estão diretamente relacionadas com questões sociais, educacionais, saúde e tecnologia, buscando o fortalecimento da Educação Básica de crianças e adolescentes, moradores de área circunvizinha do CAV e que estão em situação de vulnerabilidade social (PROJETO CAVINHO – UFPE, 2018).
Assim, os projetos de extensão como o CAVinho surgem para corroborar em mudanças significativas à saúde, de forma a trazer as crianças para o Campus Acadêmico é uma oportunidade de sentirem pertencentes a este espaço e contribuir com mudanças na sua própria comunidade. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo relatar a ação de educação em saúde promovida pelo projeto de extensão CAVinho em conjunto com à Secretária de Saúde de Vitória de Santo Antão.
A pesquisa teve uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva e observacional, cuja ação ocorreu em área do Campus do Centro Acadêmico de Vitória; próximo a comunidade, durante o período da amanhã e tarde, com participação de 10 crianças nos dois momentos. Inicialmente, foi encaminhado um convite e um termo de autorização para ser assinado pelos pais ou responsáveis, os quais informariam sobre a ação na comunidade e solicitaria a permissão para as crianças receberem o atendimento odontológico necessário.
No decorrer do atendimento, a profissional fez aplicação de flúor e obturações entre outros processos, mas não houve nenhuma extração. Ao fim de cada sessão, era feita a distribuição de kits com escovas de dente e creme dental, permitindo que a criança as utilize e continue escovando os dentes habitualmente. Essa ação foi de grande importância, pois incentivava as crianças a ter cuidado com a sua higiene bucal e com os seus dentes, possibilitando evitar problemas como o mau hálito e extração.
Através dessa ação do projeto CAVinho, juntamente com a Secretária de Saúde possibilitou que as crianças refletissem sobre os problemas que o uso excessivo de certos alimentos causam a dentição, a importância da escovação diária para evitar cáries e possível perda de dentes e o uso de outras substancias para colaborar na higiene bucal.
Por fim, essa experiência demonstrou a importância e a necessidade das parcerias entre a Universidade e os órgãos públicos, visando melhorar as ações dos projetos e consequentemente, a qualidade de vida da população. Assim, é imprescindível que haja maior participação entre essas instituições e por meio delas, oportunizar melhorias na saúde e na educação.