Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - A PARTIR DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO

Palavra-chaves: POLÍTICA EDUCACIONAL, PNEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46782
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3246
    "inscrito_id" => 7510
    "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - A PARTIR DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO"
    "resumo" => "O Programa Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), política pública educacional destinada à formação dos professores, instituída em 22 de novembro de 2013, demonstra ser de grande relevância para o desafio de fomentar a formação continuada. Nosso texto é uma revisão bibliográfica como parte de uma pesquisa  acadêmica que se beneficiou da facilidade de acesso a uma quantidade incomensurável de documentos on-line, consultando-se repositórios como a Scientific Electronic Library Online – SciELO, Portal de periódicos CAPES, GOOGLE Acadêmico, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. Concluímos que a valorização do professor enquanto mediador do conhecimento apresenta-se como uma demanda para o trabalho docente e em especial no ensino médio. A importância de construir uma política em favor da formação continuada está presente fortemente nos trabalhos analisados. Essa importância da formação continuada referendada nos trabalhos aos quais tivemos acesso está muito ligada a essa compreensão da importância de reforçar a identidade do professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL, PNEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID7510_12092018091822.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIERME ANTONIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JULIERME"
    "autor_email" => "juliermeantonio@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46782
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3246
    "inscrito_id" => 7510
    "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA NO CONTEXTO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO - A PARTIR DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO"
    "resumo" => "O Programa Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), política pública educacional destinada à formação dos professores, instituída em 22 de novembro de 2013, demonstra ser de grande relevância para o desafio de fomentar a formação continuada. Nosso texto é uma revisão bibliográfica como parte de uma pesquisa  acadêmica que se beneficiou da facilidade de acesso a uma quantidade incomensurável de documentos on-line, consultando-se repositórios como a Scientific Electronic Library Online – SciELO, Portal de periódicos CAPES, GOOGLE Acadêmico, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. Concluímos que a valorização do professor enquanto mediador do conhecimento apresenta-se como uma demanda para o trabalho docente e em especial no ensino médio. A importância de construir uma política em favor da formação continuada está presente fortemente nos trabalhos analisados. Essa importância da formação continuada referendada nos trabalhos aos quais tivemos acesso está muito ligada a essa compreensão da importância de reforçar a identidade do professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "POLÍTICA EDUCACIONAL, PNEM, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID7510_12092018091822.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JULIERME ANTONIO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JULIERME"
    "autor_email" => "juliermeantonio@hotmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O Programa Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), política pública educacional destinada à formação dos professores, instituída em 22 de novembro de 2013, demonstra ser de grande relevância para o desafio de fomentar a formação continuada. Nosso texto é uma revisão bibliográfica como parte de uma pesquisa acadêmica que se beneficiou da facilidade de acesso a uma quantidade incomensurável de documentos on-line, consultando-se repositórios como a Scientific Electronic Library Online – SciELO, Portal de periódicos CAPES, GOOGLE Acadêmico, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD. Concluímos que a valorização do professor enquanto mediador do conhecimento apresenta-se como uma demanda para o trabalho docente e em especial no ensino médio. A importância de construir uma política em favor da formação continuada está presente fortemente nos trabalhos analisados. Essa importância da formação continuada referendada nos trabalhos aos quais tivemos acesso está muito ligada a essa compreensão da importância de reforçar a identidade do professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.