AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS POR MEIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE PITÁGORAS – MA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 46448 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4493 "inscrito_id" => 8759 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS POR MEIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE PITÁGORAS – MA." "resumo" => "Recursos didáticos diversificados que remetem ao lúdico são de grande importância na sala de aula. Assim como, é comum associarmos à pluralidade desses materiais didáticos a figura dos pedagogos. O binômio papel dos pedagogos e a aplicabilidade dos recursos didáticos para com alunos surdos surgem com o intento de ampliar conhecimentos destes alunos através dos jogos, das brincadeiras de acordo com os objetivos para tais atividades lúdicas. E é com esse objetivo de inclusão e de resgate do lúdico que este trabalho foi desenvolvido com alunos de Pedagogia, na disciplina da Língua de Sinais da Faculdade Pitágoras - Maranhão. Trabalhar o lúdico e construir recursos para exploração das potencialidades de alunos surdos sempre é um grande desafio, que dependerá do docente, como agente responsável pelo ensino, planos de ação, rotinas escolares e construção dos recursos didáticos de acordo com a realidade da turma, que tem a heterogeneidade como grande obstáculo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, RECURSOS DIDATICOS, EDUACAAO DE SURDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID8759_17092018224530.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSELINA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "JOSELINA" "autor_email" => "joselinadiniz@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 46448 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4493 "inscrito_id" => 8759 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS POR MEIO DE RECURSOS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FACULDADE PITÁGORAS – MA." "resumo" => "Recursos didáticos diversificados que remetem ao lúdico são de grande importância na sala de aula. Assim como, é comum associarmos à pluralidade desses materiais didáticos a figura dos pedagogos. O binômio papel dos pedagogos e a aplicabilidade dos recursos didáticos para com alunos surdos surgem com o intento de ampliar conhecimentos destes alunos através dos jogos, das brincadeiras de acordo com os objetivos para tais atividades lúdicas. E é com esse objetivo de inclusão e de resgate do lúdico que este trabalho foi desenvolvido com alunos de Pedagogia, na disciplina da Língua de Sinais da Faculdade Pitágoras - Maranhão. Trabalhar o lúdico e construir recursos para exploração das potencialidades de alunos surdos sempre é um grande desafio, que dependerá do docente, como agente responsável pelo ensino, planos de ação, rotinas escolares e construção dos recursos didáticos de acordo com a realidade da turma, que tem a heterogeneidade como grande obstáculo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial" "palavra_chave" => "LUDICIDADE, RECURSOS DIDATICOS, EDUACAAO DE SURDOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA10_ID8759_17092018224530.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:30" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:54" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSELINA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "JOSELINA" "autor_email" => "joselinadiniz@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }