Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LITERATURA POPULAR NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA COM O FOLHETO E O CONTO POPULAR NORDESTINO A PARTIR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BÁSICA DE COSSON

Palavra-chaves: CULTURA POPULAR, CORDEL, CONTO POPULAR, SEQUÊNCIA BÁSICA DE COSSON. Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47782
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2546
    "inscrito_id" => 7188
    "titulo" => "LITERATURA POPULAR NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA COM O FOLHETO E O CONTO POPULAR NORDESTINO A PARTIR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BÁSICA DE COSSON"
    "resumo" => "O nordeste brasileiro é rico em cultura popular, entre elas tem-se a literatura popular. Por ser esta uma das manifestações culturais de um povo, pode ser usada na sala de aula como forma de promover o gosto pela leitura literária e, consequentemente, propagar a valorização e a preservação da identidade cultural regional. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo sugerir uma proposta metodológica com o uso do conto popular e o cordel, a partir da sequência básica de Rildo Cosson. As manifestações populares trabalhadas serão o conto popular “O Matuto João”, do autor Sílvio Romero, e o folheto “Outra visão Outro Sertão”, do cordelista Oliveira de Panelas. A sequência básica de Cosson é uma metodologia eficaz para tornar a leitura prazerosa, valorizar o aluno-leitor, seus anseios, memórias familiares, a cultura de sua região e sua identidade. Espera-se, portanto, mostrar que a leitura literária pode ser algo recorrente no cotidiano do aluno, de modo que possa contribuir para que ele se torne autor de sua própria história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CULTURA POPULAR, CORDEL, CONTO POPULAR, SEQUÊNCIA BÁSICA DE COSSON."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID7188_10092018134547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA DANIELE TORRES DE CASTRO MATOS"
    "autor_nome_curto" => "PAULA MATOS"
    "autor_email" => "paulamatos.editora@hotmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA - IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47782
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2546
    "inscrito_id" => 7188
    "titulo" => "LITERATURA POPULAR NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA COM O FOLHETO E O CONTO POPULAR NORDESTINO A PARTIR DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA BÁSICA DE COSSON"
    "resumo" => "O nordeste brasileiro é rico em cultura popular, entre elas tem-se a literatura popular. Por ser esta uma das manifestações culturais de um povo, pode ser usada na sala de aula como forma de promover o gosto pela leitura literária e, consequentemente, propagar a valorização e a preservação da identidade cultural regional. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo sugerir uma proposta metodológica com o uso do conto popular e o cordel, a partir da sequência básica de Rildo Cosson. As manifestações populares trabalhadas serão o conto popular “O Matuto João”, do autor Sílvio Romero, e o folheto “Outra visão Outro Sertão”, do cordelista Oliveira de Panelas. A sequência básica de Cosson é uma metodologia eficaz para tornar a leitura prazerosa, valorizar o aluno-leitor, seus anseios, memórias familiares, a cultura de sua região e sua identidade. Espera-se, portanto, mostrar que a leitura literária pode ser algo recorrente no cotidiano do aluno, de modo que possa contribuir para que ele se torne autor de sua própria história."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "CULTURA POPULAR, CORDEL, CONTO POPULAR, SEQUÊNCIA BÁSICA DE COSSON."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID7188_10092018134547.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PAULA DANIELE TORRES DE CASTRO MATOS"
    "autor_nome_curto" => "PAULA MATOS"
    "autor_email" => "paulamatos.editora@hotmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA - IFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O nordeste brasileiro é rico em cultura popular, entre elas tem-se a literatura popular. Por ser esta uma das manifestações culturais de um povo, pode ser usada na sala de aula como forma de promover o gosto pela leitura literária e, consequentemente, propagar a valorização e a preservação da identidade cultural regional. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo sugerir uma proposta metodológica com o uso do conto popular e o cordel, a partir da sequência básica de Rildo Cosson. As manifestações populares trabalhadas serão o conto popular “O Matuto João”, do autor Sílvio Romero, e o folheto “Outra visão Outro Sertão”, do cordelista Oliveira de Panelas. A sequência básica de Cosson é uma metodologia eficaz para tornar a leitura prazerosa, valorizar o aluno-leitor, seus anseios, memórias familiares, a cultura de sua região e sua identidade. Espera-se, portanto, mostrar que a leitura literária pode ser algo recorrente no cotidiano do aluno, de modo que possa contribuir para que ele se torne autor de sua própria história.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.