O presente artigo discute à respeito das contribuições do Estágio Curricular Supervisionado
na formação inicial do professor de matemática. Esta experiência analisa as atividades de estágio
desenvolvidas no curso de Licenciatura Matemática, da Universidade Federal do Tocantins (UFT),
campus de Arraias (TO), o qual compreende as atividades do estágio imprescindíveis à formação
inicial desse professores, pois reconhece a importância de proporcionar experiências de vivências na
expectativa de compreender a atuação no campo de. Para tanto, compreende o estágio como o
ambiente que oportuniza articular teoria à prática a partir de vivências da realidade e influencia nas
tomadas de decisão. As vivências aconteceram nas escolas-campo Escola Estadual Brigadeiro Felipe
e Escola Estadual Silva Dourado, em turmas dos ensinos fundamental e médio e no Colégio Estadual
Felismina Cardoso Batista, na modalidade EAJA (educação de adolescentes jovens e adultos). Essas
vivências revelaram a necessidade de compreender o “mundo dos alunos” de modo que possa oferecer
uma prática que propicie aprendizagens nas aulas e também assumir a profissionalidade do professor
como agente de transformação da realidade.