Este artigo tem como um dos objetivos principais conceituar o racismo e a discriminação racial e verificar de que formas ocorrem no contexto escolar. Buscou-se identificar como o preconceito interfere na vida escolar de milhares de crianças e jovens negros no Brasil. De igual modo, observou-se como os professores devem buscar práticas que o auxiliem na inclusão da criança negra e como pode-se a prática dos professores melhor a partir de conhecimentos sobre a influência da cultura negra na formação da população brasileira. O Brasil é um país composto por várias etnias e culturas, e a escola, sendo um espaço de formação de cidadãos, deve estar atenta às questões de discriminação racial que estão presentes em seu contexto, afetando seus alunos e, assim, prejudicando a aprendizagem dos mesmos. Atualmente, a sociedade impõe um modelo de indivíduo, esquecendo-se das diversidades. Cabe à escola incluir a todos e trabalhar com práticas pedagógicas que valorizem a cultura de cada grupo, levando os alunos ao desenvolvimento total de suas potencialidades e valorização de sua autoestima, já que a maioria dos alunos negros se sente inferiorizada. Deste modo, procura-se identificar como a discriminação interfere no processo de socialização dos alunos negros e como a escola pode agir para melhorar a potencialidade das crianças negras que fazem parte do contexto escolar brasileiro. Mostramos, também, como a implementação de leis referentes ao estudo da história da África pode auxiliar nessas práticas inclusivas no contexto escolar. Por fim, foi realizada uma pesquisa de campo com o intuito de identificar como as crianças reagem quando os personagens das histórias são negros e tem características diferentes dos personagens das histórias tradicionais.