A ESCOLA DO CAMPO E A EXISTÊNCIA DO MULTISSERIADO: COMO OCORRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NESTA REALIDADE
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45731 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2469 "inscrito_id" => 5015 "titulo" => "A ESCOLA DO CAMPO E A EXISTÊNCIA DO MULTISSERIADO: COMO OCORRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NESTA REALIDADE" "resumo" => "Nesse trabalho investiguei as percepções de professores do multisseriado sobre seu trabalho na educação do campo. Esta educação é realizada em escolas da zona rural sendo importante que nestas a oferta de saberes sejam aliada e contextualizada às diferentes realidades que compõem o campo, situando seus sujeitos e orientando sua construção de visão de mundo e do campo quanto parte deste. Uma característica destas escolas é a existência de classes multisseriadas que em decorrência a pequena quantidade de matriculas por série, os discentes são agrupados em uma só turma sob a regência de um professor. Na análise dos dados obtidos através do questionário, foi utilizada a metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD) a qual ao final de seus processos emerge novos significados. Participaram da pesquisa 09 professores que ao responder o questionário relataram sua experiência de atuação no Multisseriado, e sua formação inicial. Tais falas confrontadas com a fundamentação teórica utilizada geraram novos olhares sobre a educação do campo, a formação de professores para a atuação nesta. Ao final da investigação considerei haver dual visão satisfatória/insatisfatória das formações ofertadas para tais professoras e a oferta de subsídios para seu exercer a docência. Como sugestão aponto necessária a criação de um calendário de formações que contemple todas as séries agrupadas no Multisseriado, de forma a não privilegiar uma série em detrimento a outra. Esta ainda é uma pesquisa insipiente a qual pretendo aprofundar e gerar subsídios para contribuir com a formação de professores que atuam na educação do campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NO CAMPO, DIREITO A ESCOLA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID5015_10092018121239.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO VIVALDO ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "VIVALDO WITCHOFF" "autor_email" => "alves_vivaldo@yahoo.com.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45731 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2469 "inscrito_id" => 5015 "titulo" => "A ESCOLA DO CAMPO E A EXISTÊNCIA DO MULTISSERIADO: COMO OCORRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NESTA REALIDADE" "resumo" => "Nesse trabalho investiguei as percepções de professores do multisseriado sobre seu trabalho na educação do campo. Esta educação é realizada em escolas da zona rural sendo importante que nestas a oferta de saberes sejam aliada e contextualizada às diferentes realidades que compõem o campo, situando seus sujeitos e orientando sua construção de visão de mundo e do campo quanto parte deste. Uma característica destas escolas é a existência de classes multisseriadas que em decorrência a pequena quantidade de matriculas por série, os discentes são agrupados em uma só turma sob a regência de um professor. Na análise dos dados obtidos através do questionário, foi utilizada a metodologia de Análise Textual Discursiva (ATD) a qual ao final de seus processos emerge novos significados. Participaram da pesquisa 09 professores que ao responder o questionário relataram sua experiência de atuação no Multisseriado, e sua formação inicial. Tais falas confrontadas com a fundamentação teórica utilizada geraram novos olhares sobre a educação do campo, a formação de professores para a atuação nesta. Ao final da investigação considerei haver dual visão satisfatória/insatisfatória das formações ofertadas para tais professoras e a oferta de subsídios para seu exercer a docência. Como sugestão aponto necessária a criação de um calendário de formações que contemple todas as séries agrupadas no Multisseriado, de forma a não privilegiar uma série em detrimento a outra. Esta ainda é uma pesquisa insipiente a qual pretendo aprofundar e gerar subsídios para contribuir com a formação de professores que atuam na educação do campo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO NO CAMPO, DIREITO A ESCOLA, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID5015_10092018121239.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO VIVALDO ALVES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "VIVALDO WITCHOFF" "autor_email" => "alves_vivaldo@yahoo.com.b" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }