O trabalho intitulado Do direito de ir à escola ao direito de aprender os ensinamentos da escola, propõe-se a reflexão sobre o papel da educação na construção da cidadania que deve ser construída dia após dia no chão da escola, sobre a retomada da esperança no aprender e a formação do profissional como elemento essencial para a efetivação desses elementos. Para tanto, essas reflexões foram possíveis mediante a iluminação de autores como Freire (1967, 1996, 2013) e Grossi (2006) os quais advogam a favor da esperança que deve existir em nossas salas de aula e assim combater os discursos de fracasso que os alunos do Ensino Fundamental, especificamente os da rede pública de ensino, que chegam ao quarto e quintos anos sem estarem alfabetizados ouvem. A necessidade de se pensar na aquisição da leitura e da escrita como elementos fundantes da cidadania e que a esperança e cidadania só pode ser vividas e compartilhadas em sala de aula se o profissional da educação mantiver seu compromisso em se profissionalizar, em respeito a sua prática e, sobretudo em respeito aos alunos que por natureza são inteligentes e capazes de aprender.