A literatura de cordel, ou simplesmente Cordel, produção literária representante de uma das formas de expressão da cultura brasileira, especificamente nordestina, parece não ter um lugar tão amplo nos contextos escolares. Ainda assim, essa forma de representação cultural se mantém viva nas feiras ou mercados públicos de algumas cidades nordestinas. Considerando, portanto, a importância dessa manifestação artística e o pouco espaço que lhe é destinado nos grandes centros urbanos e também nas salas de aula, este trabalho, derivado de um projeto de PIBIC , tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre a presença da literatura de cordel em sala de aula do ensino médio. Especificamente, pretendemos, aqui, expor algumas considerações acerca das experiências de leitura de cordel por alunos do primeiro ano técnico do curso de Agroindústria do Instituto Federal de Alagoas, campus Murici. A experiência de leitura demonstrou que os alunos foram extremamente receptivos com essa forma de expressão cultura e que houve, por parte dos discentes, uma forte identificação com os textos lidos e suas posições na sociedade. Tal fato revelou, para nós, que há espaço, sim, para todas as formas de expressões culturais em sala de aula, desde que esses recursos não sejam impostos, mas apresentados como algo que faz parte da nossa própria cultura e que deve ser valorizada.