Essa pesquisa teve como seu principal objetivo examinar, avaliar uma proposta de utilização das Tecnologia da Informação e Comunicação como importante recurso educativo de auxílio para o ensino-aprendizado da Matemática para alunos surdos do 1º ano do Curso de Informática do Ensino Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas no campi Manaus Centro – IFAM-CMC, com isso verificamos a importância da língua brasileira de sinais – Libras no auxílio nas aulas de matemáticas do curso de informática da 1º série do ensino médio do integrado do IFAM/CMC: Examina, ainda os vários fatores que influenciam de forma direta o aprendizado da Matemática presente no contexto da sala de aula. Tais como: a escola nos quais os alunos surdos estudaram o ensino fundamental, a falta de intérprete nas aulas de Matemática, a validação ou não dos aplicativos e software como link entre pessoas com deficiência auditiva e não surdas, visto que a língua brasileira de sinais ainda não está efetivamente agregada nas escolas públicas.