Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: PROMOVENDO A INCLUSÃO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Palavra-chaves: LIBRAS, EDUCAçãO MATEMáTICA, TECNOLOGIA DA INFORMAçãO E COMUNICAçãO Comunicação Oral (CO) GT 10. Educação Especial
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47822
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 440
    "inscrito_id" => 6908
    "titulo" => "MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: PROMOVENDO A INCLUSÃO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"
    "resumo" => "Essa pesquisa teve como seu principal objetivo examinar, avaliar uma proposta de utilização das Tecnologia da Informação e Comunicação  como importante recurso educativo de auxílio para o ensino-aprendizado da Matemática para alunos surdos do 1º ano do Curso de Informática do Ensino Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas no campi Manaus Centro – IFAM-CMC, com isso verificamos a importância da língua brasileira de sinais – Libras no auxílio nas aulas de matemáticas do curso de informática da 1º série do ensino médio do integrado do IFAM/CMC: Examina, ainda os vários fatores que influenciam de forma direta o aprendizado da Matemática presente no contexto da sala de aula. Tais como: a escola nos quais os alunos surdos estudaram o ensino fundamental, a falta de intérprete nas aulas de Matemática, a validação ou não dos aplicativos e software como link entre pessoas com deficiência auditiva e não surdas, visto que a língua brasileira de sinais ainda não está efetivamente agregada nas escolas públicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial"
    "palavra_chave" => "LIBRAS, EDUCAçãO MATEMáTICA, TECNOLOGIA DA INFORMAçãO E COMUNICAçãO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID6908_03082018101405.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARETHA CRISTINA DE ALMEIDA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ARETHA RIBEIRO"
    "autor_email" => "aretha_cristina_ribeiro@h"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47822
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 440
    "inscrito_id" => 6908
    "titulo" => "MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: PROMOVENDO A INCLUSÃO COM A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO"
    "resumo" => "Essa pesquisa teve como seu principal objetivo examinar, avaliar uma proposta de utilização das Tecnologia da Informação e Comunicação  como importante recurso educativo de auxílio para o ensino-aprendizado da Matemática para alunos surdos do 1º ano do Curso de Informática do Ensino Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas no campi Manaus Centro – IFAM-CMC, com isso verificamos a importância da língua brasileira de sinais – Libras no auxílio nas aulas de matemáticas do curso de informática da 1º série do ensino médio do integrado do IFAM/CMC: Examina, ainda os vários fatores que influenciam de forma direta o aprendizado da Matemática presente no contexto da sala de aula. Tais como: a escola nos quais os alunos surdos estudaram o ensino fundamental, a falta de intérprete nas aulas de Matemática, a validação ou não dos aplicativos e software como link entre pessoas com deficiência auditiva e não surdas, visto que a língua brasileira de sinais ainda não está efetivamente agregada nas escolas públicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10. Educação Especial"
    "palavra_chave" => "LIBRAS, EDUCAçãO MATEMáTICA, TECNOLOGIA DA INFORMAçãO E COMUNICAçãO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA10_ID6908_03082018101405.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARETHA CRISTINA DE ALMEIDA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "ARETHA RIBEIRO"
    "autor_email" => "aretha_cristina_ribeiro@h"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Essa pesquisa teve como seu principal objetivo examinar, avaliar uma proposta de utilização das Tecnologia da Informação e Comunicação como importante recurso educativo de auxílio para o ensino-aprendizado da Matemática para alunos surdos do 1º ano do Curso de Informática do Ensino Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas no campi Manaus Centro – IFAM-CMC, com isso verificamos a importância da língua brasileira de sinais – Libras no auxílio nas aulas de matemáticas do curso de informática da 1º série do ensino médio do integrado do IFAM/CMC: Examina, ainda os vários fatores que influenciam de forma direta o aprendizado da Matemática presente no contexto da sala de aula. Tais como: a escola nos quais os alunos surdos estudaram o ensino fundamental, a falta de intérprete nas aulas de Matemática, a validação ou não dos aplicativos e software como link entre pessoas com deficiência auditiva e não surdas, visto que a língua brasileira de sinais ainda não está efetivamente agregada nas escolas públicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.