Depois de situarmos os desafios do mundo contemporâneo à formação de crianças e adolescentes distinguiremos os conceitos de educação inclusiva, evidenciando a emergência de novas necessidades de mediação em contexto escolar. A esta missão da educação inclusiva, constituem os meios mais capazes para combater as atitudes discriminatórias, criando as diferenças resultantes das origens sociais e culturais dos alunos, nem aquelas que decorrem de eventuais incapacidades.
Dessa forma busca-se o aprofundamento e a resolução da problemática aqui comentada, apresentando uma aproximação do conceito de preconceito e buscar o desenvolvimento de atitudes de tolerância e respeito à diversidade, sobre tudo com o direito à educação, o direito à igualdade de oportunidades e o direito à participação na sociedade tendo como objetivo reconhecer e valorizar a diversidade humana, partindo de um processo de conhecimento e respeito de nossas identidades, fomentando atitudes individuais e coletivas contra o preconceito e a favor da aceitação às diferenças que está intrinsecamente ligada ao respeito ao outro.
Neste contexto, a escola inclusiva personaliza as estratégias educativas, enquanto método de prossecução do objetivo de promover um ambiente de respeito e interação entre escola e sociedade, para que a diferença não seja tratada na óptica da exclusão e do desrespeito.
A missão da escola é, pois, complexa, discutir as práticas ligadas as questões sociais com toda a comunidade escolar e com a sociedade faz-se necessário. Desta forma, o Projeto Diversidade e Educação Inclusiva: uma proposta de mediação da EEEP Presidente Médici direciona-se para o desenvolvimento de atitudes de tolerância e respeito à diversidade e busca manter o direito à igualdade de oportunidades e o direito à participação na sociedade. Sendo assim, reforça os mecanismos de interação solidária e os procedimentos cooperativos na procura de auxiliar o ser humano a se ver e se perceber como parte de um todo que independe de suas características físicas.