Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão crítica sobre o prosseguimento das práxis docentes dentro do ensino de ciências na perspectiva da educação ambiental, bem como o desenvolvimento da educação ambiental dos alunos de ensino fundamental como processo de iniciação emancipatória e crítica destes discentes, este texto foi construído a partir de uma pesquisa bibliográfica, e de campo, com abordagem qualitativa e tem como problemática a ser investigada “Qual é a visão docente sobre a importância da educação ambiental para a formação do pensamento crítico e o exercício da cidadania dos alunos do ensino fundamental? O objetivo geral deste trabalho é analisar qual é a visão docente sobre a educação ambiental e suas contribuições para a formação do pensamento crítico e exercício da cidadania dos alunos do ensino fundamental. A presente pesquisa pautou-se numa abordagem qualitativa tendo uma amostra três professoras, portanto, utilizou-se do levantamento bibliográfico a para a coleta de dados, utilizou-se questionário por meio de perguntas subjetivas e objetivas as professoras. O fenômeno estudado nesta pesquisa foi a prática docente de três professoras e como está prática poderia levar os alunos do ensino fundamental a passar pelo processo de emaciação e de consciência crítica perante as questões ambientais.