O presente trabalho reflete sobre as teorias educacionais que permeiam a organização do trabalho pedagógico em sala de aula. Sabendo que dentre as várias teorias educacionais que subsidiam a matriz curricular das disciplinas de um curso, sempre há uma teoria com maior ênfase pedagógica, isto é, que norteia o fazer pedagógico do formador. Diante disto, nosso interesse foi saber que teoria educacional mais assentada no fazer pedagógico em sala de aula, na modalidade da educação a distância no curso de licenciatura em Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Sendo assim, este trabalho problematizou por meio de um procedimento analítico-argumentativo o layout do ambiente virtual de aprendizagem das disciplinas que compõem o 1º e 2º período do Curso de Licenciatura em Física. Pretendeu assinalar, por meio da análise arqueológica do discurso a teoria curricular que mais se destacou imageticamente, bem como por meio dos discursos, conforme as orientações das realizações das atividades. A partir da análise, constatamos que a teoria curricular predominante nas disciplinas analisadas foi a crítica, mas as disciplinas da área de exatas estavam mais próximas da teoria tradicional, e que, nas práticas pedagógicas, não há influência de uma única teoria. Sugerimos que o ideal seria que houvesse uma “sinfonia” das teorias, preservando os acertos já difundidos e inserindo novas características. Esperamos ter contribuindo com a reflexão sobre a educação a distância, enquanto uma modalidade educacional inovadora, mas que ainda se encontra ancorada em teorias educacionais curriculares tradicionais que envaidecem a prática pedagógica da transmissão do conhecimento.