Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGO E INTERVENÇÃO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO PROBEX/UFPB

Palavra-chaves: MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, DIÁLOGO, CASAS DE ACOLHIMENTO, SENSIBILIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46957
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4096
    "inscrito_id" => 9997
    "titulo" => "DIÁLOGO E INTERVENÇÃO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO PROBEX/UFPB"
    "resumo" => "O presente artigo descreve o projeto de extensão “Diálogo e Intervenção na Mediação Pedagógica da Escola com Adolescentes Residentes em Casas de Acolhimento”, o qual atende duas (02) escolas públicas da cidade de João Pessoa/PB em que se encontram matriculados estes adolescentes. Este projeto é fruto do trabalho realizado no PROBEX/UFPB 2017 quando na ocasião atendemos os adolescentes acolhidos institucionalmente, com vistas a contribuir com a melhoria do processo de aprendizagem destes, potencializando a conexão entre o Ensino Superior e a Educação Básica. O projeto tem como objetivo possibilitar uma formação acadêmica e cidadã mais efetiva de discentes da graduação e profissionais da educação vinculados às escolas da Rede Pública Municipal, nas quais estudam as crianças/adolescentes que apresentam distorção idade/ano. Os resultados do projeto realizado em 2017 evidenciaram o despreparo de professores e funcionários quanto às situações de vulnerabilidade social enfrentadas por esses adolescentes, destacando-se ainda dificuldades quanto a mediação do processo de escolarização. Sendo assim, demos continuidade em 2018 aos contatos com os gestores e supervisores escolares para apresentar a proposta do projeto de extensão e sua possível aprovação no âmbito destas instituições. As ações previstas para execução do projeto se referem a: realização de oficinas e círculos de diálogo nas escolas, bem como acompanhamento pedagógico semanal dos adolescentes/crianças em sala de aula, formulando uma articulação da realidade dos acolhidos institucionalmente com a sensibilização dos profissionais da educação, vislumbrando um atendimento mais efetivo na mediação da aprendizagem destes estudantes, afetados tanto por situações sociais de risco quanto pelo insucesso escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, DIÁLOGO, CASAS DE ACOLHIMENTO, SENSIBILIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID9997_17092018180045.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO GOMES DE MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CONCEIÇÃO"
    "autor_email" => "ceicapb@terra.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46957
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4096
    "inscrito_id" => 9997
    "titulo" => "DIÁLOGO E INTERVENÇÃO NA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA DO PROBEX/UFPB"
    "resumo" => "O presente artigo descreve o projeto de extensão “Diálogo e Intervenção na Mediação Pedagógica da Escola com Adolescentes Residentes em Casas de Acolhimento”, o qual atende duas (02) escolas públicas da cidade de João Pessoa/PB em que se encontram matriculados estes adolescentes. Este projeto é fruto do trabalho realizado no PROBEX/UFPB 2017 quando na ocasião atendemos os adolescentes acolhidos institucionalmente, com vistas a contribuir com a melhoria do processo de aprendizagem destes, potencializando a conexão entre o Ensino Superior e a Educação Básica. O projeto tem como objetivo possibilitar uma formação acadêmica e cidadã mais efetiva de discentes da graduação e profissionais da educação vinculados às escolas da Rede Pública Municipal, nas quais estudam as crianças/adolescentes que apresentam distorção idade/ano. Os resultados do projeto realizado em 2017 evidenciaram o despreparo de professores e funcionários quanto às situações de vulnerabilidade social enfrentadas por esses adolescentes, destacando-se ainda dificuldades quanto a mediação do processo de escolarização. Sendo assim, demos continuidade em 2018 aos contatos com os gestores e supervisores escolares para apresentar a proposta do projeto de extensão e sua possível aprovação no âmbito destas instituições. As ações previstas para execução do projeto se referem a: realização de oficinas e círculos de diálogo nas escolas, bem como acompanhamento pedagógico semanal dos adolescentes/crianças em sala de aula, formulando uma articulação da realidade dos acolhidos institucionalmente com a sensibilização dos profissionais da educação, vislumbrando um atendimento mais efetivo na mediação da aprendizagem destes estudantes, afetados tanto por situações sociais de risco quanto pelo insucesso escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA, DIÁLOGO, CASAS DE ACOLHIMENTO, SENSIBILIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID9997_17092018180045.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DA CONCEIÇÃO GOMES DE MIRANDA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CONCEIÇÃO"
    "autor_email" => "ceicapb@terra.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo descreve o projeto de extensão “Diálogo e Intervenção na Mediação Pedagógica da Escola com Adolescentes Residentes em Casas de Acolhimento”, o qual atende duas (02) escolas públicas da cidade de João Pessoa/PB em que se encontram matriculados estes adolescentes. Este projeto é fruto do trabalho realizado no PROBEX/UFPB 2017 quando na ocasião atendemos os adolescentes acolhidos institucionalmente, com vistas a contribuir com a melhoria do processo de aprendizagem destes, potencializando a conexão entre o Ensino Superior e a Educação Básica. O projeto tem como objetivo possibilitar uma formação acadêmica e cidadã mais efetiva de discentes da graduação e profissionais da educação vinculados às escolas da Rede Pública Municipal, nas quais estudam as crianças/adolescentes que apresentam distorção idade/ano. Os resultados do projeto realizado em 2017 evidenciaram o despreparo de professores e funcionários quanto às situações de vulnerabilidade social enfrentadas por esses adolescentes, destacando-se ainda dificuldades quanto a mediação do processo de escolarização. Sendo assim, demos continuidade em 2018 aos contatos com os gestores e supervisores escolares para apresentar a proposta do projeto de extensão e sua possível aprovação no âmbito destas instituições. As ações previstas para execução do projeto se referem a: realização de oficinas e círculos de diálogo nas escolas, bem como acompanhamento pedagógico semanal dos adolescentes/crianças em sala de aula, formulando uma articulação da realidade dos acolhidos institucionalmente com a sensibilização dos profissionais da educação, vislumbrando um atendimento mais efetivo na mediação da aprendizagem destes estudantes, afetados tanto por situações sociais de risco quanto pelo insucesso escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.