Este artigo apresenta resultados de investigações realizadas em 2017/2018, sobre o uso da tecnologia no
ensino da Geografia na Educação Básica. Se insere no projeto de pesquisa A Formação de Professores
no Cursos de Licenciatura: um Estudo Sobre o Processo de Implantação e as Práticas Curriculares. O
objetivo desta produção reside em identificar e analisar o uso das tecnologias no ensino da geografia, a
partir da prática pedagógica dos estudantes estagiários do curso de Licenciatura em Geografia do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE. Para uma melhor
compreensão da forma que os estudantes trabalham com as tecnologias, realizamos uma análise do
Projeto Político Pedagógico do curso, buscando identificar o que se fala sobre o tema no referido
documento, além de uma entrevista com os estudantes matriculados nas disciplinas de estágio II e IV,
onde buscou-se saber as opiniões dos futuros docentes sobre as a utilização das tecnologias na sala de
aula. Identificamos que o curso de Licenciatura oferece um único componente curricular voltado para o
trabalho com as tecnologias educacionais (Laboratório e Prática de Ensino da Geografia II) e que o uso
de projetores multimídias aparecem como um recurso utilizado em quase todas as disciplinas.