Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA PELOS ESTUDANTES ESTAGIÁRIOS DO IFPE

Palavra-chaves: ESTÁGIO, TECNOLOGIA, GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46173
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1804
    "inscrito_id" => 297
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA PELOS ESTUDANTES ESTAGIÁRIOS DO IFPE"
    "resumo" => """
      Este artigo apresenta resultados de investigações realizadas em 2017/2018, sobre o uso da tecnologia no\r\n
      ensino da Geografia na Educação Básica. Se insere no projeto de pesquisa A Formação de Professores\r\n
      no Cursos de Licenciatura: um Estudo Sobre o Processo de Implantação e as Práticas Curriculares. O\r\n
      objetivo desta produção reside em identificar e analisar o uso das tecnologias no ensino da geografia, a\r\n
      partir da prática pedagógica dos estudantes estagiários do curso de Licenciatura em Geografia do\r\n
      Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE. Para uma melhor\r\n
      compreensão da forma que os estudantes trabalham com as tecnologias, realizamos uma análise do\r\n
      Projeto Político Pedagógico do curso, buscando identificar o que se fala sobre o tema no referido\r\n
      documento, além de uma entrevista com os estudantes matriculados nas disciplinas de estágio II e IV,\r\n
      onde buscou-se saber as opiniões dos futuros docentes sobre as a utilização das tecnologias na sala de\r\n
      aula. Identificamos que o curso de Licenciatura oferece um único componente curricular voltado para o\r\n
      trabalho com as tecnologias educacionais (Laboratório e Prática de Ensino da Geografia II) e que o uso\r\n
      de projetores multimídias aparecem como um recurso utilizado em quase todas as disciplinas.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, TECNOLOGIA, GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID297_08092018194113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALLACE MATHEUS AQUINO DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "WALLACE MATHEUS"
    "autor_email" => "wallace.aquino0@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46173
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1804
    "inscrito_id" => 297
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DA GEOGRAFIA PELOS ESTUDANTES ESTAGIÁRIOS DO IFPE"
    "resumo" => """
      Este artigo apresenta resultados de investigações realizadas em 2017/2018, sobre o uso da tecnologia no\r\n
      ensino da Geografia na Educação Básica. Se insere no projeto de pesquisa A Formação de Professores\r\n
      no Cursos de Licenciatura: um Estudo Sobre o Processo de Implantação e as Práticas Curriculares. O\r\n
      objetivo desta produção reside em identificar e analisar o uso das tecnologias no ensino da geografia, a\r\n
      partir da prática pedagógica dos estudantes estagiários do curso de Licenciatura em Geografia do\r\n
      Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE. Para uma melhor\r\n
      compreensão da forma que os estudantes trabalham com as tecnologias, realizamos uma análise do\r\n
      Projeto Político Pedagógico do curso, buscando identificar o que se fala sobre o tema no referido\r\n
      documento, além de uma entrevista com os estudantes matriculados nas disciplinas de estágio II e IV,\r\n
      onde buscou-se saber as opiniões dos futuros docentes sobre as a utilização das tecnologias na sala de\r\n
      aula. Identificamos que o curso de Licenciatura oferece um único componente curricular voltado para o\r\n
      trabalho com as tecnologias educacionais (Laboratório e Prática de Ensino da Geografia II) e que o uso\r\n
      de projetores multimídias aparecem como um recurso utilizado em quase todas as disciplinas.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO, TECNOLOGIA, GEOGRAFIA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID297_08092018194113.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALLACE MATHEUS AQUINO DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "WALLACE MATHEUS"
    "autor_email" => "wallace.aquino0@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo apresenta resultados de investigações realizadas em 2017/2018, sobre o uso da tecnologia no ensino da Geografia na Educação Básica. Se insere no projeto de pesquisa A Formação de Professores no Cursos de Licenciatura: um Estudo Sobre o Processo de Implantação e as Práticas Curriculares. O objetivo desta produção reside em identificar e analisar o uso das tecnologias no ensino da geografia, a partir da prática pedagógica dos estudantes estagiários do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE. Para uma melhor compreensão da forma que os estudantes trabalham com as tecnologias, realizamos uma análise do Projeto Político Pedagógico do curso, buscando identificar o que se fala sobre o tema no referido documento, além de uma entrevista com os estudantes matriculados nas disciplinas de estágio II e IV, onde buscou-se saber as opiniões dos futuros docentes sobre as a utilização das tecnologias na sala de aula. Identificamos que o curso de Licenciatura oferece um único componente curricular voltado para o trabalho com as tecnologias educacionais (Laboratório e Prática de Ensino da Geografia II) e que o uso de projetores multimídias aparecem como um recurso utilizado em quase todas as disciplinas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.