A nanotecnologia e a nanociência fazem parte de uma área científica que está em ascensão, fornecendo pesquisas importantes para o desenvolvimento de vários outros âmbitos da sociedade, como a medicina, indústria alimentícia, cosmetologia, computadores, entre inúmeros outros aspectos. Por ser uma área que trabalha basicamente com a redução de elementos químicos à escala nanométrica e por já estar introduzida em vários produtos que a população está consumindo, é importante que essa temática seja levada para sala de aula com intuito de apresentá-la para os discentes, e assim, a partir do que os mesmos aprenderem, terem a capacidade de lidar de forma crítica com toda a inovação trazida pela nova ciência. Considerando essas condições, este trabalho teve como objetivo principal realizar um levantamento acerca dos conhecimentos dos discentes sobre a escala nanométrica, bem como a nanotecnologia e a nanociência, concomitantemente com as suas aplicações, focando principalmente na parte de alimentos. A metodologia utilizada tratou-se de um estudo de caso, o qual utilizou um questionário constituído por seis questões subjetivas que foram direcionadas para 29 alunos pertencentes ao primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública da Paraíba (PB). Pode-se concluir que a grande maioria dos alunos não tinha nenhum conhecimento sobre a temática, sendo este trabalho considerado, pelos discentes, uma inovação dentro da sala de aula.