Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, FORMAÇÃO CIDADÃ E PROJETO DE VIDA: UM DIÁLOGO POSSÍVEL NO “CHÃO DA ESCOLA”

Palavra-chaves: COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, PPDT, NTPPS, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 18. Educação Emocional
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar como as competências socioemocionais estão sendo trabalhadas no cotidiano escolar, através das disciplinas de Formação para cidadania e o Projeto de vida, disciplinas que fazem parte da grade curricular das escolas profissionalizantes do estado do Ceará. As competências socioemocionais incluem um conjunto de habilidades que cada pessoa tem para lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e gerenciar objetivos de vida, como autoconhecimento, colaboração e resolução de problemas. O Projeto Diretor de Turma, por sua vez, visa a construção de uma escola que eduque a razão e a emoção. O NTPPS tem como objetivo promover a reorganização curricular do ensino médio, garantindo ao adolescente e jovem conhecimentos e competências para a vida e para o trabalho. Compõem-se a metodologia, a observação, o acompanhamento e o diálogo entre Núcleo Gestor e professores para verificar a efetivação da implementação das ações desses projetos na escola. Nosso trabalho está pautado nos estudos de COSTA (2001); DELORS (2004); MARTINELLI (1999); SERRÃO (1999), entre outros teóricos. Diante das análises realizadas, podemos verificar que a escola, inicialmente, tem dificuldade de trabalhar as competências socioemocionais, pois necessitam de formação para que haja uma maior compreensão sobre as mesmas. Portanto, espera-se que esse trabalho possa contribuir de forma efetiva para que as escolas possam buscar diferentes estratégias para realizar os diálogos possíveis entre seus projetos para que os mesmos possam contribuir de forma positiva, impactando diretamente na aprendizagem dos estudantes.

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