Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VISÕES DA SOCIEDADE SOBRE A ESCOLA E COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS NO ENSINO DE FÍSICA

Palavra-chaves: ENSINO DE FÍSICA, NOOSFERA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49323
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 1407
    "titulo" => """
      VISÕES DA SOCIEDADE SOBRE A ESCOLA E COMPETÊNCIAS\r\n
      NECESSÁRIAS NO ENSINO DE FÍSICA
      """
    "resumo" => """
      Segundo a teoria antropológica do didático, os saberes escolares sofrem transformações\r\n
      desde o saber acadêmico até chegar ao saber escolar. Mas, nesse processo de transposição didática, o\r\n
      papel da noosfera é muito importante. Esses aspectos externos também marcam a relação da sociedade\r\n
      com a escola e com o ensino de física. Por esse motivo nos perguntamos: Como a sociedade percebe a\r\n
      função da escola e qual o papel do ensino de física no ensino médio? O trabalho de natureza\r\n
      quantitativa analisou um questionário eletrônico respondido por moradores de Recife-PE. Neste\r\n
      questionário constavam três perguntas. Uma sobre a função da escola para a sociedade, outra sobre o\r\n
      nível de importância se deve dá a um conjunto de problemáticas e a última indica quais são as\r\n
      competências que devem ser desenvolvidas com o ensino de física. As respostas deste questionário\r\n
      foram analisadas por meio da técnica de análise estatística implicativa e elementos de estatística\r\n
      descritiva. Notou-se que parte da sociedade ainda enxerga a escola de uma perspectiva tradicional,\r\n
      àquela transmissora de conhecimento erudito e memorização de algoritmos. Todavia, em contra\r\n
      partida a isto, há um bom número de pessoas que veem a escola como uma preparação para a vida e o\r\n
      ensino de física como fator importante para a alfabetização científica, desenvolvendo competências e\r\n
      tornando o estudante um cidadão crítico e participante da sociedade.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, NOOSFERA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1407_01062018223956.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON RAABI DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON RAABI"
    "autor_email" => "robsonraabi@google.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49323
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 1407
    "titulo" => """
      VISÕES DA SOCIEDADE SOBRE A ESCOLA E COMPETÊNCIAS\r\n
      NECESSÁRIAS NO ENSINO DE FÍSICA
      """
    "resumo" => """
      Segundo a teoria antropológica do didático, os saberes escolares sofrem transformações\r\n
      desde o saber acadêmico até chegar ao saber escolar. Mas, nesse processo de transposição didática, o\r\n
      papel da noosfera é muito importante. Esses aspectos externos também marcam a relação da sociedade\r\n
      com a escola e com o ensino de física. Por esse motivo nos perguntamos: Como a sociedade percebe a\r\n
      função da escola e qual o papel do ensino de física no ensino médio? O trabalho de natureza\r\n
      quantitativa analisou um questionário eletrônico respondido por moradores de Recife-PE. Neste\r\n
      questionário constavam três perguntas. Uma sobre a função da escola para a sociedade, outra sobre o\r\n
      nível de importância se deve dá a um conjunto de problemáticas e a última indica quais são as\r\n
      competências que devem ser desenvolvidas com o ensino de física. As respostas deste questionário\r\n
      foram analisadas por meio da técnica de análise estatística implicativa e elementos de estatística\r\n
      descritiva. Notou-se que parte da sociedade ainda enxerga a escola de uma perspectiva tradicional,\r\n
      àquela transmissora de conhecimento erudito e memorização de algoritmos. Todavia, em contra\r\n
      partida a isto, há um bom número de pessoas que veem a escola como uma preparação para a vida e o\r\n
      ensino de física como fator importante para a alfabetização científica, desenvolvendo competências e\r\n
      tornando o estudante um cidadão crítico e participante da sociedade.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, NOOSFERA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA16_ID1407_01062018223956.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBSON RAABI DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ROBSON RAABI"
    "autor_email" => "robsonraabi@google.com"
    "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Segundo a teoria antropológica do didático, os saberes escolares sofrem transformações desde o saber acadêmico até chegar ao saber escolar. Mas, nesse processo de transposição didática, o papel da noosfera é muito importante. Esses aspectos externos também marcam a relação da sociedade com a escola e com o ensino de física. Por esse motivo nos perguntamos: Como a sociedade percebe a função da escola e qual o papel do ensino de física no ensino médio? O trabalho de natureza quantitativa analisou um questionário eletrônico respondido por moradores de Recife-PE. Neste questionário constavam três perguntas. Uma sobre a função da escola para a sociedade, outra sobre o nível de importância se deve dá a um conjunto de problemáticas e a última indica quais são as competências que devem ser desenvolvidas com o ensino de física. As respostas deste questionário foram analisadas por meio da técnica de análise estatística implicativa e elementos de estatística descritiva. Notou-se que parte da sociedade ainda enxerga a escola de uma perspectiva tradicional, àquela transmissora de conhecimento erudito e memorização de algoritmos. Todavia, em contra partida a isto, há um bom número de pessoas que veem a escola como uma preparação para a vida e o ensino de física como fator importante para a alfabetização científica, desenvolvendo competências e tornando o estudante um cidadão crítico e participante da sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.