Segundo a teoria antropológica do didático, os saberes escolares sofrem transformações
desde o saber acadêmico até chegar ao saber escolar. Mas, nesse processo de transposição didática, o
papel da noosfera é muito importante. Esses aspectos externos também marcam a relação da sociedade
com a escola e com o ensino de física. Por esse motivo nos perguntamos: Como a sociedade percebe a
função da escola e qual o papel do ensino de física no ensino médio? O trabalho de natureza
quantitativa analisou um questionário eletrônico respondido por moradores de Recife-PE. Neste
questionário constavam três perguntas. Uma sobre a função da escola para a sociedade, outra sobre o
nível de importância se deve dá a um conjunto de problemáticas e a última indica quais são as
competências que devem ser desenvolvidas com o ensino de física. As respostas deste questionário
foram analisadas por meio da técnica de análise estatística implicativa e elementos de estatística
descritiva. Notou-se que parte da sociedade ainda enxerga a escola de uma perspectiva tradicional,
àquela transmissora de conhecimento erudito e memorização de algoritmos. Todavia, em contra
partida a isto, há um bom número de pessoas que veem a escola como uma preparação para a vida e o
ensino de física como fator importante para a alfabetização científica, desenvolvendo competências e
tornando o estudante um cidadão crítico e participante da sociedade.