A Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica foi instituída a partir da Lei 11892/2008, a partir da qual foram criados os Institutos Federais com a obrigatoriedade de ofertar no mínimo 20% de suas vagas para cursos de formação de professores para a educação básica, sobretudo nas áreas de ciências e matemática. Desta forma, a formação de professores passa a ser ofertada em um novo lócus, fora das universidades, com a justificativa da escassez de professores de educação básica no Brasil. Está em desenvolvimento uma pesquisa que objetiva a análise da constituição da identidade profissional dos cursos de Licenciatura em Matemática dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, a partir do estudo da construção sócio histórica do currículo dos cursos. No currículo se forja a identidade, desta forma o conhecimento da organização curricular, como também da dinâmica existente na sua concretude, possibilita ver como se tem dado o processo de formação pedagógica e quais as implicações dessa organização e dessa dinâmica na construção da identidade profissional. A partir de pesquisa quantitativa-qualitativa, do tipo descritiva, onde é realizada pesquisa documental nos PPCs dos cursos, busca-se determinar os critérios que orientaram a organização do currículo e sua implementação. É necessário observar, através desta organização curricular, todo um complexo processo de poder que perpassa as matrizes e se apresenta pelo exercício do estabelecimento de verdades. Esta pesquisa visa contribuir para uma reflexão que favoreça práticas renovadas e democráticas, a partir do entendimento do que é currículo e do poder que dele emana.