Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

Palavra-chaves: EJA, PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, AGRICULTURA FAMILIAR Comunicação Oral (CO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
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      desempenhar o cronograma do Projovem, assim como seu desenvolvimento na formação dos educandos, tendo como referência o núcleo de Ibiarinha, Ibiara – PB. A intervenção aconteceu com acompanhamento das atividades do núcleo, pesquisa bibliográfica do programa, assim como entrevistas com educadores, que buscou analisar, quais os principais desafios encontrados para a formação técnica e a qualificação social, contribuindo para o aprimoramento das  xperiências educativas no programa. O atual momento político brasileiro reflete a situação de certos setores, como o PJCST, aferido no núcleo de Ibiarinha, que vem sofrendo com a demora no repasse de recursos e que afeta diretamente o funcionamento do programa, proporcionando evasão escolar devido à falta de pagamento dos auxílios econômicos dos educandos, levando mais um problema para os educadores que tem a responsabilidade da formação e inclusão de toda uma geração ao meio social, cultural e acessão como sujeito.
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O Brasil, por ser um país em desenvolvimento e com dimensões continentais possui vários problemas sociais, econômicos, políticos que atingem setores estruturantes de uma nação, como o setor da educação. Essa carência tenta ser corrigida com programas sociais e de escolarização, em que podemos citar o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem, que contempla não apenas a formação, mas também a qualificação social e técnica. Diante dos aspectos do município de Ibiara-PB, como também da peculiaridade do Projovem Campo Saberes da Terra - PJCST, esse trabalho se justifica pela necessidade da compreensão dos desafios que os educadores enfrentaram/enfrentam para desempenhar o cronograma do Projovem, assim como seu desenvolvimento na formação dos educandos, tendo como referência o núcleo de Ibiarinha, Ibiara – PB. A intervenção aconteceu com acompanhamento das atividades do núcleo, pesquisa bibliográfica do programa, assim como entrevistas com educadores, que buscou analisar, quais os principais desafios encontrados para a formação técnica e a qualificação social, contribuindo para o aprimoramento das xperiências educativas no programa. O atual momento político brasileiro reflete a situação de certos setores, como o PJCST, aferido no núcleo de Ibiarinha, que vem sofrendo com a demora no repasse de recursos e que afeta diretamente o funcionamento do programa, proporcionando evasão escolar devido à falta de pagamento dos auxílios econômicos dos educandos, levando mais um problema para os educadores que tem a responsabilidade da formação e inclusão de toda uma geração ao meio social, cultural e acessão como sujeito.

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