Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA

Palavra-chaves: EJA, PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, AGRICULTURA FAMILIAR Comunicação Oral (CO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46906
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 360
    "inscrito_id" => 1467
    "titulo" => "DESAFIOS DO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA"
    "resumo" => """
      O Brasil, por ser um país em desenvolvimento e com dimensões continentais possui vários problemas sociais, econômicos, políticos que atingem setores estruturantes de uma nação, como o setor da educação. Essa carência tenta ser corrigida com programas sociais e de escolarização, em que podemos citar o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem, que contempla não apenas a formação, mas também a qualificação social e técnica. Diante dos aspectos do município de Ibiara-PB, como também da peculiaridade do Projovem Campo Saberes da Terra - PJCST, esse trabalho se justifica pela necessidade da compreensão dos desafios que os educadores enfrentaram/enfrentam para\r\n
      desempenhar o cronograma do Projovem, assim como seu desenvolvimento na formação dos educandos, tendo como referência o núcleo de Ibiarinha, Ibiara – PB. A intervenção aconteceu com acompanhamento das atividades do núcleo, pesquisa bibliográfica do programa, assim como entrevistas com educadores, que buscou analisar, quais os principais desafios encontrados para a formação técnica e a qualificação social, contribuindo para o aprimoramento das  xperiências educativas no programa. O atual momento político brasileiro reflete a situação de certos setores, como o PJCST, aferido no núcleo de Ibiarinha, que vem sofrendo com a demora no repasse de recursos e que afeta diretamente o funcionamento do programa, proporcionando evasão escolar devido à falta de pagamento dos auxílios econômicos dos educandos, levando mais um problema para os educadores que tem a responsabilidade da formação e inclusão de toda uma geração ao meio social, cultural e acessão como sujeito.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "EJA, PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, AGRICULTURA FAMILIAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID1467_25072018214336.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOCIMARIO ALVES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIO ALVES"
    "autor_email" => "mario.alves_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO PERNABUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46906
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 360
    "inscrito_id" => 1467
    "titulo" => "DESAFIOS DO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA"
    "resumo" => """
      O Brasil, por ser um país em desenvolvimento e com dimensões continentais possui vários problemas sociais, econômicos, políticos que atingem setores estruturantes de uma nação, como o setor da educação. Essa carência tenta ser corrigida com programas sociais e de escolarização, em que podemos citar o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem, que contempla não apenas a formação, mas também a qualificação social e técnica. Diante dos aspectos do município de Ibiara-PB, como também da peculiaridade do Projovem Campo Saberes da Terra - PJCST, esse trabalho se justifica pela necessidade da compreensão dos desafios que os educadores enfrentaram/enfrentam para\r\n
      desempenhar o cronograma do Projovem, assim como seu desenvolvimento na formação dos educandos, tendo como referência o núcleo de Ibiarinha, Ibiara – PB. A intervenção aconteceu com acompanhamento das atividades do núcleo, pesquisa bibliográfica do programa, assim como entrevistas com educadores, que buscou analisar, quais os principais desafios encontrados para a formação técnica e a qualificação social, contribuindo para o aprimoramento das  xperiências educativas no programa. O atual momento político brasileiro reflete a situação de certos setores, como o PJCST, aferido no núcleo de Ibiarinha, que vem sofrendo com a demora no repasse de recursos e que afeta diretamente o funcionamento do programa, proporcionando evasão escolar devido à falta de pagamento dos auxílios econômicos dos educandos, levando mais um problema para os educadores que tem a responsabilidade da formação e inclusão de toda uma geração ao meio social, cultural e acessão como sujeito.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "EJA, PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA, AGRICULTURA FAMILIAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID1467_25072018214336.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOCIMARIO ALVES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIO ALVES"
    "autor_email" => "mario.alves_@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO PERNABUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O Brasil, por ser um país em desenvolvimento e com dimensões continentais possui vários problemas sociais, econômicos, políticos que atingem setores estruturantes de uma nação, como o setor da educação. Essa carência tenta ser corrigida com programas sociais e de escolarização, em que podemos citar o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem, que contempla não apenas a formação, mas também a qualificação social e técnica. Diante dos aspectos do município de Ibiara-PB, como também da peculiaridade do Projovem Campo Saberes da Terra - PJCST, esse trabalho se justifica pela necessidade da compreensão dos desafios que os educadores enfrentaram/enfrentam para desempenhar o cronograma do Projovem, assim como seu desenvolvimento na formação dos educandos, tendo como referência o núcleo de Ibiarinha, Ibiara – PB. A intervenção aconteceu com acompanhamento das atividades do núcleo, pesquisa bibliográfica do programa, assim como entrevistas com educadores, que buscou analisar, quais os principais desafios encontrados para a formação técnica e a qualificação social, contribuindo para o aprimoramento das xperiências educativas no programa. O atual momento político brasileiro reflete a situação de certos setores, como o PJCST, aferido no núcleo de Ibiarinha, que vem sofrendo com a demora no repasse de recursos e que afeta diretamente o funcionamento do programa, proporcionando evasão escolar devido à falta de pagamento dos auxílios econômicos dos educandos, levando mais um problema para os educadores que tem a responsabilidade da formação e inclusão de toda uma geração ao meio social, cultural e acessão como sujeito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.