Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLURALIDADE RELIGIOSA EM DEBATE: DOS DESAFIOS DA CONVIVÊNCIA À TOLERÂNCIA NA ESCOLA.

Palavra-chaves: TOLERÂNCIA RELIGIOSA, DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO, FORMAÇÃO CIDADÃ Comunicação Oral (CO) GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48609
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3628
    "inscrito_id" => 6076
    "titulo" => "PLURALIDADE RELIGIOSA EM DEBATE: DOS DESAFIOS DA CONVIVÊNCIA À TOLERÂNCIA NA ESCOLA."
    "resumo" => "O presente artigo visa expor as atividades desenvolvidas no projeto de extensão Bom Jardim de Tolerância Religiosa: Trabalhando o diálogo inter-religioso como estratégia da Formação Cidadã a partir da Escola Básica. Tal projeto dá continuidade a pesquisa desenvolvida no interior do Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) a respeito da temática, busca trabalhar através de discussões, cine-debate, material audiovisual e atividades em grupo a questão da pluralidade religiosa e do diálogo inter-religioso no interior de uma escola, a Escola de Ensino Fundamental e Média Governador Flávio Marcílio, localizada no bairro Pirambu na cidade de Fortaleza/CE. Aliando todos os temas trabalhados ao ensino de Geografia, em conjunto com docentes e discentes da referida escola. O projeto vem sendo desenvolvido com foco em alunos da rede básica de ensino, na cidade de Fortaleza, e busca beneficiar também de forma direta e indireta os professores, os gestores, a comunidade do bairro em geral e os familiares dos alunos. São desenvolvidas pesquisas e ações para subsidiar o debate e a prática do diálogo inter-religioso a fim de possibilitar melhorias na relação entre professor x aluno, aluno x aluno, aluno x comunidade e, consequentemente, melhorar também a aprendizagem em sala de aula, a prática cidadã e o convívio social dos estudantes, pois entendemos que a escola, enquanto instituição social possui dentre tantos outros, o papel de despertar o espírito investigativo e de formar cidadãos críticos e reflexivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "TOLERÂNCIA RELIGIOSA, DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO, FORMAÇÃO CIDADÃ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID6076_16092018160236.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIA MARQUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LIDIA"
    "autor_email" => "lidiammsilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48609
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3628
    "inscrito_id" => 6076
    "titulo" => "PLURALIDADE RELIGIOSA EM DEBATE: DOS DESAFIOS DA CONVIVÊNCIA À TOLERÂNCIA NA ESCOLA."
    "resumo" => "O presente artigo visa expor as atividades desenvolvidas no projeto de extensão Bom Jardim de Tolerância Religiosa: Trabalhando o diálogo inter-religioso como estratégia da Formação Cidadã a partir da Escola Básica. Tal projeto dá continuidade a pesquisa desenvolvida no interior do Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) a respeito da temática, busca trabalhar através de discussões, cine-debate, material audiovisual e atividades em grupo a questão da pluralidade religiosa e do diálogo inter-religioso no interior de uma escola, a Escola de Ensino Fundamental e Média Governador Flávio Marcílio, localizada no bairro Pirambu na cidade de Fortaleza/CE. Aliando todos os temas trabalhados ao ensino de Geografia, em conjunto com docentes e discentes da referida escola. O projeto vem sendo desenvolvido com foco em alunos da rede básica de ensino, na cidade de Fortaleza, e busca beneficiar também de forma direta e indireta os professores, os gestores, a comunidade do bairro em geral e os familiares dos alunos. São desenvolvidas pesquisas e ações para subsidiar o debate e a prática do diálogo inter-religioso a fim de possibilitar melhorias na relação entre professor x aluno, aluno x aluno, aluno x comunidade e, consequentemente, melhorar também a aprendizagem em sala de aula, a prática cidadã e o convívio social dos estudantes, pois entendemos que a escola, enquanto instituição social possui dentre tantos outros, o papel de despertar o espírito investigativo e de formar cidadãos críticos e reflexivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "TOLERÂNCIA RELIGIOSA, DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO, FORMAÇÃO CIDADÃ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID6076_16092018160236.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:33"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDIA MARQUES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LIDIA"
    "autor_email" => "lidiammsilva@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente artigo visa expor as atividades desenvolvidas no projeto de extensão Bom Jardim de Tolerância Religiosa: Trabalhando o diálogo inter-religioso como estratégia da Formação Cidadã a partir da Escola Básica. Tal projeto dá continuidade a pesquisa desenvolvida no interior do Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) a respeito da temática, busca trabalhar através de discussões, cine-debate, material audiovisual e atividades em grupo a questão da pluralidade religiosa e do diálogo inter-religioso no interior de uma escola, a Escola de Ensino Fundamental e Média Governador Flávio Marcílio, localizada no bairro Pirambu na cidade de Fortaleza/CE. Aliando todos os temas trabalhados ao ensino de Geografia, em conjunto com docentes e discentes da referida escola. O projeto vem sendo desenvolvido com foco em alunos da rede básica de ensino, na cidade de Fortaleza, e busca beneficiar também de forma direta e indireta os professores, os gestores, a comunidade do bairro em geral e os familiares dos alunos. São desenvolvidas pesquisas e ações para subsidiar o debate e a prática do diálogo inter-religioso a fim de possibilitar melhorias na relação entre professor x aluno, aluno x aluno, aluno x comunidade e, consequentemente, melhorar também a aprendizagem em sala de aula, a prática cidadã e o convívio social dos estudantes, pois entendemos que a escola, enquanto instituição social possui dentre tantos outros, o papel de despertar o espírito investigativo e de formar cidadãos críticos e reflexivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.