PLURALIDADE RELIGIOSA EM DEBATE: DOS DESAFIOS DA CONVIVÊNCIA À TOLERÂNCIA NA ESCOLA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48609 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3628 "inscrito_id" => 6076 "titulo" => "PLURALIDADE RELIGIOSA EM DEBATE: DOS DESAFIOS DA CONVIVÊNCIA À TOLERÂNCIA NA ESCOLA." "resumo" => "O presente artigo visa expor as atividades desenvolvidas no projeto de extensão Bom Jardim de Tolerância Religiosa: Trabalhando o diálogo inter-religioso como estratégia da Formação Cidadã a partir da Escola Básica. Tal projeto dá continuidade a pesquisa desenvolvida no interior do Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) a respeito da temática, busca trabalhar através de discussões, cine-debate, material audiovisual e atividades em grupo a questão da pluralidade religiosa e do diálogo inter-religioso no interior de uma escola, a Escola de Ensino Fundamental e Média Governador Flávio Marcílio, localizada no bairro Pirambu na cidade de Fortaleza/CE. Aliando todos os temas trabalhados ao ensino de Geografia, em conjunto com docentes e discentes da referida escola. O projeto vem sendo desenvolvido com foco em alunos da rede básica de ensino, na cidade de Fortaleza, e busca beneficiar também de forma direta e indireta os professores, os gestores, a comunidade do bairro em geral e os familiares dos alunos. São desenvolvidas pesquisas e ações para subsidiar o debate e a prática do diálogo inter-religioso a fim de possibilitar melhorias na relação entre professor x aluno, aluno x aluno, aluno x comunidade e, consequentemente, melhorar também a aprendizagem em sala de aula, a prática cidadã e o convívio social dos estudantes, pois entendemos que a escola, enquanto instituição social possui dentre tantos outros, o papel de despertar o espírito investigativo e de formar cidadãos críticos e reflexivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "TOLERÂNCIA RELIGIOSA, DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO, FORMAÇÃO CIDADÃ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID6076_16092018160236.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIA MARQUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LIDIA" "autor_email" => "lidiammsilva@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48609 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 3628 "inscrito_id" => 6076 "titulo" => "PLURALIDADE RELIGIOSA EM DEBATE: DOS DESAFIOS DA CONVIVÊNCIA À TOLERÂNCIA NA ESCOLA." "resumo" => "O presente artigo visa expor as atividades desenvolvidas no projeto de extensão Bom Jardim de Tolerância Religiosa: Trabalhando o diálogo inter-religioso como estratégia da Formação Cidadã a partir da Escola Básica. Tal projeto dá continuidade a pesquisa desenvolvida no interior do Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) a respeito da temática, busca trabalhar através de discussões, cine-debate, material audiovisual e atividades em grupo a questão da pluralidade religiosa e do diálogo inter-religioso no interior de uma escola, a Escola de Ensino Fundamental e Média Governador Flávio Marcílio, localizada no bairro Pirambu na cidade de Fortaleza/CE. Aliando todos os temas trabalhados ao ensino de Geografia, em conjunto com docentes e discentes da referida escola. O projeto vem sendo desenvolvido com foco em alunos da rede básica de ensino, na cidade de Fortaleza, e busca beneficiar também de forma direta e indireta os professores, os gestores, a comunidade do bairro em geral e os familiares dos alunos. São desenvolvidas pesquisas e ações para subsidiar o debate e a prática do diálogo inter-religioso a fim de possibilitar melhorias na relação entre professor x aluno, aluno x aluno, aluno x comunidade e, consequentemente, melhorar também a aprendizagem em sala de aula, a prática cidadã e o convívio social dos estudantes, pois entendemos que a escola, enquanto instituição social possui dentre tantos outros, o papel de despertar o espírito investigativo e de formar cidadãos críticos e reflexivos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11. Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "TOLERÂNCIA RELIGIOSA, DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO, FORMAÇÃO CIDADÃ" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA11_ID6076_16092018160236.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:33" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIDIA MARQUES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LIDIA" "autor_email" => "lidiammsilva@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }