O presente artigo visa expor as atividades desenvolvidas no projeto de extensão Bom Jardim de Tolerância Religiosa: Trabalhando o diálogo inter-religioso como estratégia da Formação Cidadã a partir da Escola Básica. Tal projeto dá continuidade a pesquisa desenvolvida no interior do Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES) do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) a respeito da temática, busca trabalhar através de discussões, cine-debate, material audiovisual e atividades em grupo a questão da pluralidade religiosa e do diálogo inter-religioso no interior de uma escola, a Escola de Ensino Fundamental e Média Governador Flávio Marcílio, localizada no bairro Pirambu na cidade de Fortaleza/CE. Aliando todos os temas trabalhados ao ensino de Geografia, em conjunto com docentes e discentes da referida escola. O projeto vem sendo desenvolvido com foco em alunos da rede básica de ensino, na cidade de Fortaleza, e busca beneficiar também de forma direta e indireta os professores, os gestores, a comunidade do bairro em geral e os familiares dos alunos. São desenvolvidas pesquisas e ações para subsidiar o debate e a prática do diálogo inter-religioso a fim de possibilitar melhorias na relação entre professor x aluno, aluno x aluno, aluno x comunidade e, consequentemente, melhorar também a aprendizagem em sala de aula, a prática cidadã e o convívio social dos estudantes, pois entendemos que a escola, enquanto instituição social possui dentre tantos outros, o papel de despertar o espírito investigativo e de formar cidadãos críticos e reflexivos.