Esta pesquisa foi realizada em decorrência da dificuldade do ensino/aprendizagem para os alunos usando o método tradicional de ensino (só expositivo, geralmente) neste assunto de introdução aos átomos. Fez-se necessário, buscar alternativas metodológicas que atendessem a realidade dos alunos e que viessem assim potencializar e elucidar a aprendizagem. Assim, objetivou-se com este trabalho, utilizar de forma construtivista, chocolates esféricos para o ensino sobre átomos, mais especificamente, que toda matéria é constituída por átomos, proporcionando-lhes uma visão panorâmica sobre o assunto. Por conseguinte, afim de proporcionar uma boa aprendizagem, foi dividido a turma em três equipes, propondo que as equipes construíssem alguma matéria (livre escolha da equipe) com chocolates esféricos e embrulhados com diferentes cores e palitos de dente. Um modelo foi feito pelo professor afim de exemplificação. Os chocolates serviram como representação dos átomos e os palitos como as ligações químicas. Foi orientado, que pela não flexibilidade do palito, eles iriam trabalhar com polígonos de triângulos, quadrados e hexágonos. Posteriormente, cada equipe desenhava em um papel a matéria, assim ficava evidente a matéria olhada pelo mundo macroscópico por um ângulo, como também, proporcionava a visão da matéria quanto a sua estrutura atômica por outro ângulo. Dessa maneira, fez-se uma visão panorâmica sobre o assunto, abordando de forma expositiva e breve o assunto, para que depois houvesse a aplicação da prática. Já na parte prática, as equipes foram criativas ao construírem o seu exemplo de matéria. A equipe 1: fez uma pirâmide, a equipe 2: uma casa, a equipe 3: um cacho de uvas e o modelo do professor: um dado. E ao final, quando os alunos terminaram suas criações da matéria, com seus respectivos arranjos atômicos, desenharam a matéria em um papel a parte, e posteriormente colocaram em um dos lados de suas criações, afim de evidenciar as partes moleculares como a parte vista a olho nu. Neste momento, os alunos observaram concomitantemente o arcabouço atômico e como o vemos em nosso macro mundo, propiciando dessa forma a comparação direta, desenvolvendo um olhar simbólico de realmente como as matérias são. Com o trabalho prático em questão, percebeu-se que houve uma concretização do conhecimento sobre átomos, levando a uma boa assimilação do conteúdo por parte dos alunos, onde os mesmos relatavam oralmente que a prática tinha elucidado e facilitado a aprendizagem da matéria. Assim, uma das maneiras de saber que houve realmente o processo de comunicação, foi através do feedback positivo por parte do ouvinte, no caso os estudantes.